Luz Solidária trocará 3 mil eletrodomésticos

A campanha da Enel Distribuição Ceará busca retirar do mercado aparelhos com alto consumo de energia

Escrito por Redação ,
Legenda: As lojas receberão os equipamentos antigos no momento da entrega do novo eletrodoméstico na residência do cliente
Foto: Foto: Antonio Pinheiro

Mais 3 mil eletrodomésticos - entre geladeiras, ar-condicionados e freezers - devem ser trocados neste ano no Programa Luz Solidária, segundo estima a Enel Distribuição Ceará - antiga Coelce. A 7ª edição da campanha busca retirar do mercado aparelhos velhos, cujo consumo de energia elétrica é maior, ao oferecer descontos de até 50% na compra de novos.

A iniciativa é em parceria com as lojas Macavi e Liliane, nas quais os clientes devem fazer a compra já informando do interesse em participar do Programa e aderir às condições: possuir aparelho velho ainda em funcionamento, ser cliente adimplente da Enel, concordar com a doação de 15% do valor do produto para projetos sociais e com a visita do técnico à residência.

Os primeiros clientes a adquirirem um eletrodoméstico dentro das condições do Luz Solidária ainda ganharão uma régua no-standby - "equipamento que elimina o consumo no modo de espera dos aparelhos eletrônicos, proporcionando mais economia e segurança".

Doação a projetos

"Quem não vai querer trocar um eletrodoméstico velho por um novo com um desconto desse? Ainda mais nessa época do ano", exclama o engenheiro da Enel Marcony Melo, observando ainda que "é importante deixar claro que o abatimento no preço do aparelho novo não vai ser 50%, pois com a doação de 15%, o cliente vai ser protagonista de um projeto social".

Ele refere-se aos 12 projetos sociais que serão beneficiados com a doação de 15% do valor de cada eletrodoméstico comprado dentro do Projeto Luz Solidária. Entre as ações da Enel Distribuição Ceará nessas instituições, Melo conta que estão previstas as trocas de lâmpadas e também palestras para repassar dicas de como reduzir o consumo de energia elétrica.

Beneficiados

Entre 2009 e 2015, a Enel Distribuição Ceará contabiliza um total de 128 projetos beneficiados no Estado. O número de eletrodomésticos trocados chega a 36.297 unidades, o que corresponde a geração de R$17.450.692,00 em bônus para os projetos sociais.

"Quando o cliente adquire um equipamento eficiente por meio do Programa Luz Solidária Enel, ele passa a integrar uma parcela da sociedade que usa energia elétrica de maneira eficiente, pois todos os equipamentos têm a garantia de baixo consumo de energia elétrica dada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel", destaca a companhia.

Reciclagem

Já os equipamentos usados que os clientes possuíam serão reciclados totalmente pela Enel, que trata os gases, os plásticos e também os demais resíduos gerados pelas geladeiras, freezers e aparelhos de ar-condicionado trocados no Projeto.

"Ao entregar o equipamento usado, o cliente também tem a garantia da destinação correta do resíduo gerado a partir do seu descarte sustentável", afirma, informando que "as lojas (Macavi e Liliane) receberão os equipamentos antigos no momento da entrega do novo equipamento, na residência do cliente".

tab

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.