Lojas ofertam produtos sem tributo durante Feirão

Escrito por Redação ,

Fortaleza receberá amanhã (26) a 15ª edição do Feirão do Imposto. Com o tema "Chega de Mão Grande", a ação contra a corrupção e a favor da eficiência na gestão dos recursos públicos, é realizada em mais de 100 cidades brasileiras. A proposta é informar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços no País.

Neste ano, em Fortaleza, o Feirão do Imposto será realizado no Shopping Iguatemi. Cada loja calculará o seu imposto - que será retirado do produto -, pois cada uma tem um sistema de tributação diferente dependendo do porte.

De acordo com o coordenador-geral da Associação dos Jovens Empresários (AJE), Fernando Laureano, "cada lojista colocará a seu critério a quantidade de produtos sem impostos. Não é uma liquidação e sim uma campanha de conscientização e cidadania, por isso que os produtos são limitados". A ação acontecerá de 10h às 15h.

Na edição 2016 do Feirão, o trabalho de conscientização teve como foco a ausência de retorno adequado à sociedade dos tributos recolhidos. "Situação visivelmente acarretada pela má gestão dos recursos, assim como pela corrupção sistematizada", destacou a coordenadora nacional do Feirão do Imposto, Silvia Wilbert. Por causa desse objetivo, a campanha teve como símbolo o 'Bumerangue', objeto de arremesso que retorna ao seu marco inicial.

Segundo a Organização de Transparência Internacional, o Brasil piorou três posições no ranking sobre a percepção da corrupção no mundo em 2015, ficando na 79ª posição entre 176 países, ao lado de China, Índia e Bielorússia. A corrupção interfere no retorno dos impostos em benefícios para a sociedade, porque retira investimentos em áreas essenciais como saúde, segurança e educação. De acordo com a Organização das Nações Unidas, estima-se que, aproximadamente, R$ 200 bilhões são desviados no Brasil, por ano. Este valor significa três vezes o orçamento da saúde ou educação, e cinco vezes o orçamento da segurança pública.

Contribuinte

A Receita Federal, através da Superintendência Regional CE/MA/PI, da 3ª Região Fiscal, da Delegacia da Receita em Fortaleza, e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), realiza ações para marcar o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte que transcorre hoje.

Das 7h às 17h30, haverá Atendimento Expresso no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado no edifício sede do Ministério da Fazenda (Rua Barão de Aracati, 909, sobreloja). Será possível efetuar negociações de parcelamento via atendentes prestada orientação e análise e outros serviços.

Adesão

Confira as participantes:

1 - Itamaraty

2 - Extrafarma

3- Frikotes concept

4- Frikotes 1 etapa

5- Scala

6- Feitiço

7- Via Direta

8- Contém 1g

9- Mmartan

10- Ezams

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.