Lojas: novo horário em 2 de dezembro

Escrito por Redação ,
Legenda: Entrada em vigor do novo horário de funcionamento ainda dependerá de comportamento do consumidor em novembro
Foto: FOTO: CID BARBOSA

As lojas do centro de Fortaleza deverão iniciar o mês de dezembro com horário estendido já pesando na demanda do consumidor local durante o período das festas de fim de ano (Natal e Revéillon). A expectativa é que o expediente aumente em até uma hora durante a semana, indo até as 19h, e até três horas, com os empreendimentos funcionando até as 18h no sábado.

A nova programação estaria marcada para começar no próximo dia 2 de dezembro, mas ainda não está garantida, pois a alteração dependerá de como a demanda do fortalezense irá se comportar no período.

De acordo com o presidente da Ação Novo Centro, Assis Cavalcante, que também é coordenador do Natal de Luz e presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, os lojistas ainda estão analisando a movimentação do consumidor em novembro, marcado pela Black Friday no dia 24.

"Ainda estamos nos adaptando à Black Friday, então precisamos ver se essa data não vai acabar tirando a demanda do fim do ano, porque a gente sabe que muitas pessoas acabam aproveitando esses descontos para comprar os presente de Natal", analisou Cavalcante.

Apesar de não estar confirmada, a nova iniciativa, conforme o presidente da Ação Novo Centro, já teve a previsão de datas antecipada. Na última quinta-feira (16), a expectativa era de que o novo horário passasse a valer apenas a partir do dia "15 ou 16" de dezembro.

"A expectativa é que gente tenha um horário estendido de pelo menos uma hora justamente para atender o consumidor que não conseguir comprar tudo que deseja antes do fim do ano", disse Cavalcante.

Atualização

A nova lei que altera o horário de funcionamento do comércio foi sancionada pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, no último dia 27 de outubro.

Na mensagem enviada ao Legislativo, o prefeito disse que a medida deverá contribuir para a geração de emprego e impulsionar a economia do município. Conforme a nova lei, a atividade comercial em Fortaleza poderá funcionar de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 19h e, aos sábados, das 8h às 16h.

Os shopping centers, de segunda a domingo, de 8h à meia-noite e supermercados e hipermercados, 24h. Os estabelecimentos das Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (Zedus) e distantes em até um quilômetro dos corredores turísticos de Fortaleza também poderão funcionar de segunda a domingo, 24h.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.