Loja permite ao cliente explorar a criatividade

Dar vez à imaginação dos consumidores foi opção da floricultura Coffee Time para atrair cada vez mais público

Escrito por Redação ,
Legenda: Arranjos e cestas são montados diretamente no site da floricultura
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

"Venho agradecer pelo ótimo serviço prestado, autenticando o seu lema 'despertando sorrisos'. Foi com grande satisfação que utilizei seu site para presentear". "Muito obrigado pelo bom atendimento. Vocês são super competentes. Adorei a cesta. Logo, realizarei novas compras". "Adorei o serviço, o atendimento e a qualidade dos produtos. Primeira vez que fico satisfeita com uma cesta de café da manhã".

Essas frases compõem a lista de elogios feitos por clientes no site da Coffee Time, empresa de Fortaleza que atua na venda de cestas, flores, chocolates e pelúcias. O grande diferencial da floricultura, responsável por atrair inúmeros clientes, é permitir que os consumidores soltem a imaginação e usem a criatividade para montar os presentes. A ideia do faça você mesmo, de maneira simples e rápida, é uma forma de proporcionar mais liberdade à clientela na hora de escolher os itens, tornando a experiência de compra mais agradável. Seja na loja física ou virtual, os consumidores têm a oportunidade de criar arranjos e cestas. Mas essa autonomia é maior na plataforma online.

"Trabalho aqui perto. Sempre ouvi falar bem da loja, mas é a primeira vez que compro aqui. Fui muito bem atendido e, com certeza, vou voltar sempre que precisar de produtos como esse", diz o encarregado de produção Neuvanyo Sousa, mostrando o buquê de flores que comprou para presentear a esposa.

Interatividade

Tanto para montar os arranjos quanto as cestas, quem passeia pelo site da Coffee Time tem à disposição um grande mix de mercadorias, todas organizadas e com os preços indicados, podendo colocar o que deseja no carrinho virtual com apenas alguns clicks. São frutas, bebidas, itens de padaria e confeitaria, frios, artigos de banho e beleza, diversas opções de flores, etc. A compra também pode ser feita por telefone. Os clientes têm a opção de buscar os pedidos na loja ou escolher o frete.

Para os clientes que buscam produtos já prontos, a loja também oferece inúmeras alternativas. Uma boa pedida são os presentes por ocasião, nas categorias agradecimento, aniversário, amizade e amor. Nesta última categoria, por exemplo, é possível encontrar desde um simples coração de pelúcia até um sofisticado baú de café romântico. Há também produtos premium.

Retorno

O proprietário da Coffee Time, Oswaldo Teles, conta que a empresa, localizada na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo, realiza vendas online desde 2006. Mas foi em janeiro deste ano que passou a disponibilizar o serviço de personalização dos presentes. O investimento na modernização do site, conta o empresário, valeu a pena. Isso porque a novidade, além de render bons negócios à empresa, também proporciona mais bem-estar aos clientes.

Adaptação

"A gente percebeu que a procura pelos nossos serviços aumentou após a implantação dessa funcionalidade. A grande maioria dos clientes que compram na loja virtual prefere montar as cestas e os arranjos do que comprá-los prontos", afirma Oswaldo.

Para ele, o varejo precisa se adaptar aos novos hábitos de consumo das pessoas, mudança influenciada principalmente pelo desenvolvimento tecnológico nos últimos anos. "Muitas pessoas procuram nossa loja física após conhecer o site e viram clientes, do espaço físico e virtual", acrescenta. (RS)

Consultoria para compra inteligente

Entrar em um loja de roupas com o objetivo de dar um renovada no visual pode ser, para muitos consumidores, um verdadeiro desafio. Não é raro ver gente passar horas para escolher uma combinação de peças ou simplesmente para decidir o que lhe cai melhor. Para facilitar a vida de seus clientes nesse sentido, a gigante varejista C&A encontrou um solução diferente: disponibilizar um serviço interativo online que oferece consultoria de moda. Assim, o consumidor pode tirar suas dúvidas e receber sugestões para quando chegar à loja já saber o que procurar.

Chamado de "Com que look eu vou?", o serviço disponibilizado pela C&A possui consultores de moda online disponíveis de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h. Os clientes, porém, podem enviar suas dúvidas a qualquer momento. Para interagir, basta acessar o site (www.Comquelookeuvou.Com.Br), criar um perfil e fazer as perguntas.

"A plataforma tem grande aceitação e há uma interação constante com os clientes. Praticamente todas as questões são respondidas, sem critério de seleção", afirma a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa. Ainda segundo a varejista, a ideia nasceu de uma necessidade do mercado. "Verificamos, por meio de pesquisas, que há uma certa carência de curadoria em moda no meio digital", complementa a C&A..

Ações nas lojas físicas

Para aproximar ainda mais os consumidores da experiência do serviço "Com que look eu vou?", a empresa também promove algumas ações em suas lojas físicas, onde monta espaços para mostrar como funciona sua plataforma na web.

Nessas ocasiões, disponibiliza um estilista que recebe os clientes e monta sugestões de looks em um manequim na hora. Depois disso, a combinação é fotografada e postada junto com a dica no próprio site, em tempo real. De acordo com a empresa, entretanto, essas ações ainda são esporádicas.

"A plataforma é digital. Qualquer pessoa pode acessar o serviço de seu celular ou de um computador. Fazemos pontualmente o serviço em algumas lojas físicas, mas, por enquanto, ainda não é uma plataforma fixa nas unidades", observa.

Outra ação inovadora da C&A foi o "Fashion Like", iniciativa que também levou o mundo digital para o mundo físicol. Os clientes davam "like" nas suas peças preferidas que estavam na página da empresa na rede social Facebook. Ao mesmo tempo, em um loja física de São Paulo, os consumidores podiam ver, em tempo real, a quantidade total de "likes" por peça, nos cabides que possuíam displays especiais conectados via wi-fi. Assim, era possível identificar os looks mais curtidos na rede. (AL)

PROTAGONISTA

Serviço faz a diferença ao escolher loja

Para a estudante de Estilismo e Moda Ana Clara Thé, de 22 anos, receber dicas de um especialista antes de comprar uma roupa é uma ajuda e tanto para os clientes, já que nem todo mundo tem facilidade em combinação de roupas. Ela diz que esse tipo de serviço poderia fazê-la optar por uma determinada loja em detrimento de outra. Ela dá uma ideia: "Ter alguém pra te informar isso na hora da compra com certeza te dá um diferencial. O que seria muito legal e complementaria o serviço seria não apenas dicas de roupas, mas todo o visual em geral, sapato, acessórios, maquiagem e cabelo".

Ana Clara Thé
Estudante de Estilismo e Moda

Fazer feira pelo computador é tendência no Brasil

A correria do dia a dia, principalmente nos grandes centros urbanos, nem sempre nos permite fazer o que desejamos em 24 horas. Ir ao supermercado, muitas vezes, parece tarefa impossível. Por isso, os serviços que oferecem praticidade e comodidade são tão valorizados pelos consumidores. De olho nessa necessidade da vida contemporânea, o varejo brasileiro vem apresentando diversas alternativas para atender quem vive sem tempo.

Uma dessas soluções oferecidas pelo comércio é permitir que o cliente também compre alimentos pela internet e retire os produtos, no mesmo dia, em uma loja física. Lançado há cerca de um ano pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), o serviço "Retira em Loja" disponibiliza quiosques para os itens adquiridos nas compras pelo e-commerce Extra.Com.Br. Hoje, o serviço só está disponível em lojas do grupo em São Paulo. A ideia da empresa, no entanto, é levar o "Retira em Loja" para as principais capitais do Brasil, incluindo Fortaleza.

"Pouquíssimos varejistas têm condições de arcar com esse investimento em nome da conveniência ao cliente. Não quero arriscar uma data, mas Fortaleza, assim como Recife e Salvador, é uma praça a ser explorada", afirma o diretor de estratégia do GPA, Edson Kawabata. A visão de futuro da empresa, explica o gestor, é que o varejo caminha para uma integração entre os diversos canais de compra.

Para utilizar o serviço, o cliente deve acessar o site www.Extra.Com.Br/alimentos e clicar na opção "retirar em loja" no momento de escolher a forma de recebimento. Em até quatro horas, o pedido estará disponível. As compras, separadas e empacotadas, são entregues em um espaço exclusivo, mediante identificação do pedido e apresentação de documentação. São milhares de itens disponíveis, entre mercearia, açougue, congelados, laticínios, padaria, hortifruti, pet shop, limpeza e higiene pessoal.

As mercadorias podem ser apanhadas de segunda-feira a domingo, das 7 às 22h. O prazo de retirada é de cinco dias, a partir da data do e-mail informando que produto está disponível. O "Retira em Loja" é limitado a um grupo específico de produtos (até 30 kg e 0,21 m³).

Delivery

Outra conveniência oferecida pelo GPA, em São Paulo, e em fase de teste no Rio de Janeiro, é o delivery de alimentos, tanto em unidades de bandeira Extra quanto Pão de Açúcar. Assim como o "Retira em Loja", o cliente escolhe os produtos pela internet, mas os recebe em casa. O primeiro frete é gratuito.

Segundo Edson Kawabata, a aceitação do público vem sendo satisfatória, fazendo com que o delivery do grupo apresente crescimento de dois dígitos a cada ano. Por outro lado, ele fala que a principal dificuldade no que se refere à expansão do serviço é a logística operacional.

"Desenvolvemos um caminhão, com três temperaturas, para levar uma compra completa a nossos clientes, separando as cargas secas, congeladas e refrigeradas", explica. (RS)

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