Juro do cartão é o maior desde 2011

Escrito por Redação ,

Brasília. Eleito pelos bancos como operação que servirá como "porta de saída" do crédito rotativo, o parcelamento do cartão teve a segunda alta seguida do juro e já opera com a maior taxa da série histórica iniciada em março de 2011. Dados do Banco Central (BC) mostram alta de 161,9% em janeiro para 163,5% em fevereiro.

O chefe do departamento econômico do Banco Central, Túlio Maciel, nega a percepção de que esse juro esteja subindo pela migração do risco que estava no crédito rotativo - que passa a ter uso máximo restrito a 30 dias - para o crédito parcelado. "São flutuações normais como no ano passado em que houve alta em janeiro e fevereiro. Atribuiria isso a oscilações normais para essa modalidade", disse.

Com a nova regra que limita o uso do crédito rotativo, bancos têm oferecido o parcelamento no cartão como operação alternativa A operação segue decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) que determina que instituições financeiras devem oferecer uma operação mais barata que o rotativo para os clientes. Analistas dizem que, com essa migração, é normal que o risco do parcelamento aumente e, com isso, os juros subam.

Taxa média

A taxa média praticada nas operações de crédito livre - sem destinação específica - também voltou a subir em fevereiro O Banco Central explica a alta pelo "efeito composição", já que há menos dias úteis em fevereiro, o que diminuiu o uso do crédito à vista no cartão - operação sem juros. No crédito livre, o juro médio subiu 0,1 ponto, para 18,3%. Para pessoa física, a alta foi de 0,5 ponto, para média de 53,2%.

No mês passado, o spread médio subiu 0,7 ponto, para 42,5 pontos porcentuais. Nas linhas para pessoas físicas, a alta foi de 1,1 ponto, para 62,3 pontos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.