Júri destaca a qualidade das peças publicitárias cearenses

Os vencedores serão conhecidos no próximo mês, em solenidade que premiará a criatividade dos profissionais

Escrito por Redação ,
Legenda: Representantes da área acadêmica e de agências do setor avaliaram as 150 peças inscritas na premiação. O material foi desenvolvido por 20 empresas participantes desta edição do GP Verdes Mares de Propaganda
Foto: FOTO: FABIANE DE PAULA

O reconhecimento de trabalhos realizados por agências publicitárias locais esteve, na manhã dessa sexta-feira (21), na mão de cinco profissionais renomados do mercado de marketing em nível nacional. Eles formam a comissão julgadora que teve a tarefa de avaliar 150 trabalhos inscritos das 20 empresas participantes desta edição do Grande Prêmio Verdes Mares de Propaganda, realizado anualmente pelo Sistema Verdes Mares.

O júri, composto por nomes da área acadêmica e de agências conhecidas no meio, avaliou peças veiculadas durante o ano de 2016. O resultado das avaliações será conhecido no próximo mês, durante a cerimônia de premiação do Grande Prêmio Verdes Mares.

Para o professor e diretor geral de graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Luiz Fernando Dabul Garcia, é importante avaliar o contexto que envolve a peça. "É uma questão de pertinência, isso é, de pertencer àquele contexto no qual aquilo está sendo visto. Se você está trabalhando com televisão, precisa ter uma linguagem de televisão. Se você está trabalhando com internet, precisa de uma linguagem de internet", pontua.

Vínculo

O também professor da ESPM e CEO da Youpper Consumer, em São Paulo, Diego Oliveira, destaca a preocupação das agências em criar um vínculo com o consumidor cearense.

"A gente, quando olha para esse mercado do Estado, vê que realmente são peças feitas por cearenses, feitas para vocês. Então, temos peças que trazem essa preocupação de criar esse vínculo", avalia.

Mercado cearense

O diretor de arte da agência Talent Marcel, em São Paulo, Gabriel Carletti, ressalta a força do setor de varejo no mercado publicitário do Estado. Ele analisa ainda como ponto positivo a capacidade do profissional cearense de usar a cultura local para atrair o consumidor. "As pessoas sabem usar a cultura do Estado para atrair as pessoas e acho que é esse o grande diferencial".

Para Rafael Nântua, diretor de criação da Ampla Comunicação, de Recife, o que mais chama a atenção "é o fato de algumas campanhas conseguirem se destacar saindo do padrão". "Acho que o prêmio vale como incentivo para que as pessoas lutem para colocar uma coisa que seja minimamente criativa na grade. A gente, que trabalha em agência, conhece a dificuldade do dia a dia para 'botar' algo diferente no mercado", detalha.

Foco no público

A cearense Juliana Bezerra já esteve do outro lado, com trabalho concorrendo ao GP Verdes Mares. Hoje em São Paulo, como redatora sênior da Future Brand, ela destaca que os trabalhos estão cada vez mais voltados para o público, e não para competir uns com os outros.

"Tem gente que foca muito mais na criatividade, coisas que o publicitário acha legal e às vezes nem funciona tanto para o público, nem tem tanta aderência ao público e à marca", frisa. Sobre o mercado no Estado, ela avalia que há um amadurecimento em curso. "O mercado está amadurecendo, pensando em uma marca mais verdadeira e menos plástica", conclui.

Sobre a premiação

O GP Verdes Mares é realizado desde 2007 e tem o objetivo de estimular o mercado publicitário do Ceará, julgando peças veiculadas no Sistema Verdes Mares, entre anúncios de TV, jornal impresso e Internet. São avaliadas originalidade, criatividade e adequação ao meio.

Para Lívia Medeiros, gerente de mercado anunciante do Diário do Nordeste e também uma das avaliadoras das peças que estão concorrendo ao GP Verdes Mares, a premiação fomenta o mercado publicitário.

"Ele faz com que novas agências, as pequenas e médias, tenham uma visibilidade maior no mercado, estimulando os publicitários a estarem criando peças cada vez mais consistentes e criativas", analisa Lívia.

A agência que mais ganhar prêmios nas categorias de campanha receberá o Prêmio Master do GP Verdes Mares, sendo contemplada com uma viagem para Cannes com acompanhante (passagem e hospedagem).

A grande novidade do Grande Prêmio Verdes Mares será a premiação de profissionais, reconhecendo os melhores do mercado, através de uma votação aberta ao público.

Campanha Solidária

Para este ano, a novidade é a criação de uma nova categoria dentro do GP Verdes Mares: a de Campanha Solidária. Nesta nova modalidade, as agências participam com campanha publicitária inédita, objetivando arrecadar fundos para a Santa Casa de Fortaleza. O ganhador desta categoria receberá como prêmio um computador. A campanha escolhida será veiculada em todos os veículos do Sistema Verdes Mares.

Os trabalhos desta categoria foram avaliados pelo provedor da Santa Casa de Fortaleza, Luiz Marques. "São três empresas concorrendo e todas elas apresentaram trabalhos criativos e coerentes com o trabalho desenvolvido pela Santa Casa", diz.

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