Jornada semanal fica abaixo de 40h

Escrito por Redação ,

São Paulo. A jornada de trabalho dos brasileiros chegou, em 2015, ao menor valor já registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Levantamento feito com os dados da Pesquisa Mensal de Emprego do período entre janeiro e novembro de todos os anos da série histórica, isto é, de 2003 até agora, mostra que a média de horas efetivamente trabalhadas no Brasil chegou a 39,9 horas semanais neste ano. Em igual período de 2003, a média foi de 41,3 horas por semana. No ano passado, a média ficou em 40,2 horas trabalhadas por semana.

O número de 2015 é, também, o primeiro a ficar abaixo das 40 horas semanais, valor que é bandeira de todas as centrais sindicais do País. Há anos, os sindicalistas lutam para que o Congresso Nacional aprove emenda constitucional permitindo que a jornada semanal, fixada em 44 horas desde 1988, seja reduzida a 40 horas.

Segundo o professor da USP e coordenador do projeto "Salariômetro" da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Hélio Zylberstajn, o mercado de trabalho brasileiro está atravessando uma "mudança estrutural histórica", com a combinação de diversos fatores, como aumentos de produtividade, que reduzem a necessidade dos trabalhadores desempenharem suas funções por muitas horas consecutivas, além de conquistas sindicais, que vêm há anos inserindo nos acordos coletivos mecanismos de redução e controle da jornada.

"A marcha da recessão ainda vai se prolongar por um ou dois anos, e isso deve reduzir a jornada de trabalho ainda mais. "Mas assim que a economia começar a se recuperar, a jornada deve aumentar até rapidamente", diz.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.