Jeri tem nota máxima entre destinos turísticos

Agora, duas cidades cearenses estão no topo da atividade turística no País, segundo o Ministério do Turismo

Escrito por Redação ,
Legenda: Conhecido mundialmente pela beleza das praias, dunas, lagoas e manguezais, o destino oferece aos visitantes várias opções de hospedagem
Foto: FOTO: GENTIL BARREIRA

Com o crescimento no número de empregos formais no segmento de hospedagem, do número de estabelecimentos formais e avanço do fluxo turístico doméstico e internacional, o município cearense de Jijoca de Jericoacoara alcançou o topo do ranking do turismo nacional criado pelo Ministério do Turismo, que leva em consideração a importância e desenvolvimento da atividade turística no desempenho da economia local.

O levantamento separa os municípios turísticos em categorias representadas pelas letras A, B, C, D e E, sendo a categoria A conferida aos municípios nos quais o turismo é mais latente. Jericoacoara, hoje considerado um dos principais cartões postais do País e anteriormente na categoria B, agora acompanha Fortaleza, que antes era a única cidade cearense que se encaixava na classificação do Ministério do Turismo.

Conhecido mundialmente pela beleza das praias, dunas, lagoas e manguezais na costa cearense, o destino oferece opções de hospedagem desde albergues e campings para mochileiros até hotéis de luxo.

Aeroporto

Em junho de 2017, a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara deu início a uma nova fase para o turismo no Estado. Com capacidade inicial para receber três voos diários e até 600 mil passageiros por ano, o aeroporto recebe 10 voos comerciais, com operações fretadas e regulares. "Essa era a nossa previsão para o primeiro ano de funcionamento do aeroporto. Conseguimos atingir em seis meses. É um resultado muito bom", destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

Ele ressalta ainda que a mudança na classificação de Jericoacoara é fruto do investimento para fortalecer o destino e todo o Litoral Oeste do Estado. "O aeroporto, por exemplo, não é de Jericoacoara, é regional. Nosso objetivo é abastecer de gente toda aquela região, não um destino único. É levar turistas para Jericoacoara, Camocim, Bitupitá, entre outros".

O Estado do Ceará conta com 74 municípios no Mapa do Turismo Brasileiros classificados da seguinte maneira: A (2), B (6), C (20), D (43) e E (3). Para secretário executivo de turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, a notícia é fruto de um Estado que vem se qualificando cada vez mais. Ele destacou ainda que "Fortaleza fica feliz ao ver o turismo local se desenvolvendo cada vez mais. A gente reconhece perfeitamente o trabalho do governo nesse 'upgrade' na classificação de Jericoacoara".

Fortaleza

Erick Vasconcelos ressalta que Fortaleza segue trabalhando para manter a classificação A com a requalificação dos espaços turísticos da Capital. "A gente vem mantendo a qualificação dos nossos serviços, sempre com os nossos parceiros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE) na linha de frente do turismo no Brasil".

Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, "a melhoria da classificação de destinos tão expressivos como Jericoacoara mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer sua atividade turística e reconhecem que esse é um caminho natural também para o fortalecimento das economias locais", disse.

"No que diz respeito ao Ministério do Turismo estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços", destacou ainda o titular da Pasta.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.