JBS suspende produção de carne em 33 unidades

No Brasil, empresa conta com 36 plantas. A medida se deve ao embargo imposto pelos países importadores

Escrito por Redação ,
Legenda: A JBS ressalta em nota à imprensa que "está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil"
Foto: Foto: Julio Bittencourt

Brasília. A JBS afirmou nessa quinta-feira (23) que suspendeu, por três dias, a produção de carne bovina em 33 unidades das 36 que a empresa mantém no País. Para a próxima semana, a companhia irá operar em todas as suas unidades com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva.

Leia mais

.18 mercados têm restrições

.The Economist: caso 'embrulha estômago'

"Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira. A JBS ressalta que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil", destacou em nota a companhia.

Na última quarta-feira (22), a suspensão já havia sido comunicada para as unidades da JBS em 11 plantas destinadas ao abate bovino no Mato Grosso. As indústrias de abate processam 21 mil animais por dia.

Em nota, a JBS comunicou que "no momento está operando seu abate conforme o previsto nesta semana, no entanto, está avaliando o mercado e vai adotar as medidas necessárias para adequação do volume de produção à demanda de mercado".

A decisão da companhia em suspender as atividades não preocupa os pecuaristas da região, pelo menos no curto prazo. Com as pastagens em bom estado graças às chuvas, eles têm condições de manter os animais nas propriedades, destacaram especialistas.

Os frigoríficos Master Carne e Souza Ramos, localizados na cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, fecharam as portas e demitiram 280 funcionários, sendo 150 e 130, respectivamente.

Eles alegam que com a deflagração da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, na qual ambos os frigoríficos estão envolvidos, as vendas despencaram e centenas de pedidos foram adiados. Na última terça-feira (21), a unidade da empresa BRF, da cidade de Toledo, anunciou férias coletivas para seus 1,7 mil funcionários.

Salsicha

O Frigorífico Souza Ramos já esteve envolvido em irregularidades anteriormente por ter supostamente comercializado 14 toneladas de salsichas fora dos padrões e também substituído perus por frangos no fornecimento de merenda escolar no Paraná, em uma operação de 2014.

Logo após vencer o contrato, a BRF - que havia perdido a concorrência pública - denunciou a empresa por ela não ter o porte necessário para o fornecimento da quantidade exigida.

Em entrevista à imprensa local, o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, disse que foi informado "por meio de telefonema que o abate está suspenso durante esta semana porque os compradores do mercado externo estão pedindo prazo para analisar as possibilidades de embargo".

Retração

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso, Luiz Freitas, os efeitos da Operação Carne Fraca são negativos para toda a cadeia produtiva. Segundo ele, o mercado está retraído.

Negócios parados

Também na terça-feira, o presidente da União Democrática Ruralista, Luiz Antonio Nabhan Garcia, já informara que os frigoríficos nacionais haviam reduzido a compra de boi.

"Os negócios estão parados", disse, acrescentando que "os frigoríficos não estão comprando e os pecuaristas que estão com estrutura de confinamento para fechar os bois estão apavorados", disse Garcia. Ele chamou a atenção para os riscos de problemas ainda maiores ligados aos diferentes segmentos da cadeia produtiva agroindustrial.

O representante dos fazendeiros fez contato com frigoríficos e pecuaristas dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e percorreu fazendas, confirmando a redução nos abates.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.