IR: mais de 43% ainda não declararam

Escrito por Redação ,
Legenda: No Brasil, até as 17h de ontem, 16.484.193 de declarações tinham sido enviadas à Receita Federal. O número representa 59,9% do total
Foto: FOTO: ÉRIKA FONSECA

Das 610 mil declarações do Importo de Renda (IR) esperadas pela Receita Federal no Ceará, apenas 343.794 (56,4%) foram entregues até o último dia 23 de abril, o que significa, segundo o órgão, que "pouco mais de quatro a cada dez contribuintes cearenses deixaram para transmitir sua declaração de imposto de renda a uma semana do fim do prazo de entrega". Isso porque, a menos de seis dias para o fim do prazo de envio do documento, 43,6% do total esperado ainda não prestou contas com o fisco. Do número já enviado,16.317 são retificadoras.

Sobre estas, a Receita observou um crescimento de 28,6% em relação à quantidade de 2014, "sinal de que há mais gente acompanhando no e-CAC o processamento a fim de corrigir erros na declaração". No entanto, o aumento no envio foi identificado para todas, pois as 343.794 declarações já entregues também representam um acréscimo de 11,7% sobre as do mesmo ano enviadas até 23 de abril do ano passado.

"No ano passado, 20.625 declarantes transmitiram sua declaração após 30/04 e tiveram de pagar a multa por atraso, que tem valor mínimo de R$ 165,74 e pode chegar a 20% do imposto devido", informa o órgão.

No Brasil, até as 17h de ontem (24), cerca de 11 milhões de contribuintes ainda não tinham entregado a declaração do IR. Até o horário, 16.484.193 de declarações tinham sido enviadas à Receita Federal. O número representa 59,9% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, último dia de entrega.

Neste ano, os contribuintes com certificação digital podem fazer a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC. Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte com certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

No ano passado, 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião, 27 milhões de formulários. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Para consultar

O fisco orienta os contribuintes a procurarem o extrato de processamento do IR no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado na página da Receita na internet (www.Receita.Fazenda.Gov.Br). "Nele é indicado se a declaração enviada possui pendências e o motivo pelo qual a declaração não foi processada", indicam, ao mesmo tempo que observam que "cabe ao contribuinte conferir o preenchimento da declaração transmitida e corrigir erros e omissões com uma retificadora".

O acesso ao e-CAC só é possível com o código de acesso gerado a partir dos números de recibos de entrega das declarações dos dois últimos anos.

Quanto antes o contribuinte entregar a declaração, mais cedo receberá a restituição. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Mais informações

Tire suas dúvidas no site http://www.receita.fazenda.gov.br/irpf2015

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.