IPCA-15 de Fortaleza é o 3º maior

Capital registra alta de 1,14% no mês, índice igual ao de Brasília e abaixo apenas do Rio de Janeiro e Goiânia

Escrito por Redação ,

Prévia da inflação oficial medida pelo IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de Fortaleza avançou 1,14% em dezembro, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE. Trata-se da terceira maior alta do País, juntamente com Brasília, atrás apenas de Goiânia (1,33%) e Rio de Janeiro (1,32%). O avanço da Capital cearense também ficou acima da média brasileira para o período, que foi de 0,79% no mês.

Como costuma acontecer no fim do ano, a passagem aérea foi o item que mais subiu em dezembro, com avanço de 47,4% em Fortaleza. Entre os alimentos, segundo o IPCA-15, a batata inglesa foi o produto com a maior alta nos preços deste mês (38,5%).

Desempenho nacional

No País, o IPCA-15 registrou alta de 0,79% em dezembro, pressionado pelos preços de alimentos e transportes, encerrando o ano praticamente no teto da meta do governo, ainda em níveis muito elevados e que vão continuar pressionando a nova equipe econômica do governo.

Segundo o IBGE, os preços de alimentação e bebidas e de transportes responderam por 66% da alta mensal do IPCA-15 neste mês. O primeiro grupo mostrou elevação nos preços de 0,94% em dezembro, sobre 0,56% no mês anterior. O destaque ficou para carnes, com alta de 4,02%. Já transportes teve a maior variação no mês, de 1,59%, bem acima da alta de 0,20% registrada em novembro. O item passagens aéreas foi o destaque, com aumento de 42,42% no período, bem como os preços da gasolina, com alta de 2,15%, refletindo o reajuste de 3% em vigor desde o dia 7 de novembro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.