Investir em infraestrutura deve ser prioridade

Escrito por Redação ,
Legenda: Na noite de ontem, o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega proferiu uma palestra na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec)
Foto: FOTO: KIKO SILVA

Diante da diminuição do ritmo da produção e da perda de competitividade da indústria, os investimentos em educação e infraestrutura estão entre os principais pontos que precisam ser perseguidos para retomar a atividade do setor, de acordo com o ex-ministro da Fazenda (1988 a 1990, durante o governo de José Sarney) Maílson da Nóbrega.

Conforme Nóbrega, os gastos ligados à logística, sobretudo quanto às áreas de transporte e energia, representam um peso expressivo sobre o setor produtivo. "A operação logística está muito cara, o que afeta a competitividade das empresas", disse.

Na noite de ontem, o ex-ministro proferiu uma palestra na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), sobre o tema "Brasil: Aspectos macroeconômicos, políticos e institucionais. É possível manter o otimismo em relação ao futuro do Brasil, frente a um cenário de incertezas?". Nóbrega ressaltou que também são necessárias alterações no sistema tributário brasileiro. "O problema não é tanto a carga tributária, mas as mudanças acessórias, as mudanças das regras", apontou.

Justiça do Trabalho

A Justiça do Trabalho, acrescentou, também precisa passar por mudanças. "A Justiça do Trabalho considera o trabalhador um hipossuficiente, uma pessoa sem ação, sem capacidade de se defender, e ela tem que tomar conta desse trabalhador. Num País em que um trabalhador já se tornou presidente da República, é difícil aceitar que os trabalhadores, organizados em sindicatos e em associações, não saibam defender seus interesses e ditar os rumos de suas carreiras", disse o ex-ministro.

Nóbrega criticou as políticas recentes de controle de preços em áreas como a energia elétrica, acrescentando que essas medidas, voltadas para o cumprimento da inflação, geraram custos elevados para o País.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.