Investimento em renda fixa ganha em atratividade

Escrito por Redação ,
Legenda: A caderneta de poupança é menos vantajosa em relação aos fundos de investimentos na maioria das simulações, segundo estudo

São Paulo. A alta da taxa básica de juros, a Selic, vai reforçar a rentabilidade dos investimentos em renda fixa, como os fundos de investimentos. Levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostra que, com o juro a 11,25% ao ano, os fundos são mais vantajosos que a poupança na maioria das simulações.

Para Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da Anefac, esse ganho de competitividade da renda fixa tende a se consolidar nos próximos meses. "Com essa alta da Selic, que leva em consideração a pressão do câmbio e as tarifas públicas represadas, se abre uma janela e outras elevações devem vir". Até quarta-feira, a expectativa da Anefac era de manutenção da taxa de juros em 11% ao ano.

A vantagem é ampla para os fundos que têm taxas de administração até 1,5%, diz estudo. Com a taxa em 2%, os fundos só têm vantagem quando o prazo de resgate supera um ano.

A poupança, por sua vez, é melhor para o investidor em relação aos fundos quando a taxa de administração é de 2% e com prazo de até um ano. Quando a taxa é de 2,5% ou mais, a poupança rende mais que os fundos qualquer que seja a situação.

Para quem tem pouca experiência com o mundo das finanças, contudo, a poupança costuma ser uma boa porta de entrada, em especial quando o investimento é baixo. Isso porque, lembra Oliveira, as taxas de administração mais baixas dos fundos, que os colocam em condição mais favorável que a poupança, só estão disponíveis para investimentos de maior valor.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.