Intenção de gasto com presentes cai 22%

O gasto médio por item deve ser de R$ 106,04, de acordo com pesquisa da CNDL, em parceria com o SPC Brasil

Escrito por Redação ,
Legenda: A queda na intenção de gasto médio é resultado de um aumento na parcela de consumidores que vão desembolsar um valor menor com a data
Foto: FOTO: ÉRIKA FONSECA

São Paulo. Com os preços mais altos e o aumento do desemprego, o brasileiro pretende gastar menos com presentes para o Natal em 2015 do que em 2014. O gasto médio por presente deverá ser de R$ 106,94, queda de 22% em relação à intenção observada no passado, de R$ 125,22. Os dados, sem os efeitos da inflação, são de pesquisa realizada nas 27 capitais brasileiras pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil.

A queda na intenção de gasto médio é resultado de um aumento na parcela de consumidores que pretendem desembolsar um valor menor com a data, que saltou de 29,1% em 2014 para 41,2% em 2015. Por outro lado, cresceu o número de consumidores que querem comprar algum presente, de 87% para 93%.

"Os dados demonstram que o Natal carrega um significado cultural importante. O consumidor quer presentear, mas sabe que o momento é de cautela e que, por isso, os gastos devem ser mais bem pensados", explicou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

A economista afirmou também que sete em cada dez consumidores (74,3%) avaliam que os presentes estão mais caros em 2015. A diferença é que essa percepção de aumento dos preços se deve principalmente à instabilidade do quadro econômico. A crise econômica foi apontada como causa da inflação por 38,1% dos entrevistados em 2015, contra 13,6% em 2014. As menções ao aumento do dólar para os preços saltaram de 1,9% para 8,7%.

Aumento dos preços

Levando em consideração só os entrevistados que disseram que pretendem gastar menos, 25,9% citaram o aumento dos preços como uma barreira às compras, bem acima do patamar de 1,8% observado em 2014. Outros aspectos citados são o endividamento (14,7%) e o desemprego (12,8%).

Juros elevados e crédito mais restrito devem levar o consumidor a dotar o dinheiro como forma de pagamento neste Natal, com 42,3% das respostas, seguido pelo cartão de crédito parcelado (27,7%), cartão de crédito à vista (13,6%) e cartão de débito (12,1%). Os filhos aparecem em primeiro lugar na lista dos que serão mais presenteados, citados por 46,7%, seguidos pelos cônjuges (42,6%), mães (35,0%) e sobrinhos (19,4%).

As roupas serão os presentes mais comprados, com 67,2% das respostas, à frente de calçados (37,0%), brinquedos (31,7%) e perfumes e cosméticos (27,7%).

Opinião

Alta na intenção de compra é surpreendente

Fortaleza está dentro desse cenário nacional, e nós vamos seguir a mesma tendência. A pesquisa vem confirmar a nossa expectativa de que o gasto médio com presente cairia. Porém, esse acréscimo na intenção de compra nos surpreendeu, o que é muito positivo.

Nós já vínhamos percebendo que não teríamos um grande volume de gente nas lojas, mas um ticket médio menor. Isso foi comprovado no dia a dia. No varejo, há muito disso. Temos que dançar a música que está tocando. E a música que está tocando é de contenção do bolso. Então, nós vamos ter que achar o produto certo para esse bolso.

Por isso, você vai encontrar muitos produtos sendo vendidos neste ano com o mesmo preço do ano passado, mesmo com aumentos do dólar e da inflação.

Severino Neto
Presidente da CDL Fortaleza

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