Incerteza com economia do País salta 10 pontos

Dados da FGV indicam que o componente que mais contribuiu para a alta da incerteza foi o IIE-Br Mídia

Escrito por Redação ,
Legenda: O Indicador de Incerteza da economia considera aspectos como previsões de especialistas para a taxa de câmbio e para a inflação
Foto: FOTO: REUTERS

Rio. O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) aumentou em dezembro pelo segundo mês seguido. O índice passou de 126,4 em novembro para 136,4 pontos em dezembro. Os dados foram divulgados ontem (28) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). A alta de 10 pontos levou a que o indicador atingisse o seu maior nível desde julho do ano passado (138 pontos).

Na avaliação do economista da FGV, Pedro Costa Ferreira, a reversão da tendência de queda observada entre julho e outubro confirma "o retorno a um período de elevada incerteza econômica no Brasil". De acordo com ele, no entanto, apesar de o aumento de 10 pontos ser "expressivo" para um mês, "é necessário ressalvar a alta volatilidade deste indicador, que vem sendo bastante influenciado pelos acontecimentos políticos ao longo de todo ano".

O Indicador de Incerteza da economia é composto por três componentes: o primeiro, IIE-Br Mídia, é baseado na frequência de notícias com menção à incerteza nas mídias impressa e online; o segundo, IIEBr-Expectativa, é construído a partir das dispersões das previsões de especialistas para a taxa de câmbio e para a inflação; e o último é baseado na volatilidade do mercado financeiro, o IIE-Br Mercado.

Influência

Os dados divulgados pela FGV indicam que o componente que mais contribuiu para a alta do Indicador de Incerteza da Economia no País, entre novembro e dezembro deste ano, foi o Indicador de Incerteza da Economia Mídia (o IIE-Br Mídia). Com contribuição de 8,7 pontos na composição do indicador Brasil, o IIE-Br Mídia refletiu "o aumento expressivo no número de notícias com menção à incerteza em matérias sobre economia na imprensa brasileira".

Em novembro, o IIE-Br Mídia marcou 131,4 pontos. Já em dezembro, o indicador subiu para 141,3 pontos.

Expectativas

Já o componente IIE-Br Expectativa contribuiu com apenas 1,3 ponto para o aumento do indicador geral em dezembro. Isoladamente, o IIE-Br Expectativa atingiu 99,3 pontos em dezembro, ante 94,1 pontos. A FGV mostrou ainda que o IIE-Br Mercado manteve-se estável de um mês para o outro.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a coleta do Indicador de Incerteza da Economia é realizada do dia 26 do mês anterior ao de referencia ao dia 25 do mês de referência.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.