Imóveis em Miami atraem cearenses

Escrito por Redação ,
Legenda: Segundo a pesquisa, 1 em cada 10 brasileiros que compram imóvel em Miami vem do Nordeste. Dentre os compradores nordestinos, 40% são do Ceará

Mesmo com a alta do dólar, os brasileiros, com destaque para os nordestinos, continuam interessados em adquirir imóveis nos Estados Unidos. É o que mostra um estudo da consultoria imobiliária norte-americana Faccin Investments, especializada no atendimento a clientes estrangeiros na Flórida. Segundo a pesquisa, 1 em cada 10 brasileiros que compram imóvel em Miami vem do Nordeste. Dentre os compradores nordestinos, pelo menos 40% são do Ceará.

Fortaleza, Salvador e Natal são as cidades da região que registram maior número de interessados em adquirir imóveis na Flórida. Cássio Faccin, CEO da Faccin Investments, conta que muitos dos seus clientes do Ceará são famílias patriarcais, que trabalham com agricultura e que, muitas vezes, nem possuem passaporte. Segundo ele, o que mais motiva esse grupo de compradores são planos de moradia definitiva nos Estados Unidos.

O levantamento aponta, também, que aproximadamente 50% dos brasileiros que adquirem imóveis na Flórida têm como objetivo o uso residencial, enquanto a outra metade visa o uso comercial.

O valor médio do imóvel procurado pelos brasileiros é de US$ 495 mil. Além disso, os compradores costumam ser da classe social A, na faixa etária de 35 a 65 anos, geralmente empresários ou pessoas com renda acima de R$ 15 mil.

Atrativos

Em sentido contrário ao que está acontecendo no Brasil, o preço dos imóveis no mercado imobiliário norte-americano apresenta considerável valorização, o que incentiva os brasileiros a investirem em patrimônios naquele país. Conforme Cássio Faccin, a facilidade de compra também é um fator atrativo. "Para um comprador estrangeiro, adquirir um imóvel nos Estados Unidos é relativamente fácil. A burocracia é menor e a legislação é mais transparente e simples do que a brasileira", disse.

Miami, com seu clima agradável e posição geográfica estratégica, encanta não só brasileiros como compradores de diversos outros países. "Logisticamente, Miami é um dos pontos mais importantes da Flórida pela proximidade da América Central, da América do Sul e da Europa", afirmou Faccin.

Ainda de acordo com ele, a relevância comercial da cidade desperta a atenção de quem deseja comprar um imóvel. "O PIB de Miami é atualmente comparado ao dos maiores centros do mundo, como Nova York, Londres, Paris, Los Angeles, Chicago", ressaltou.

Novo nicho

Faccin ressalta que a procura por imóveis para uso comercial nos Estados Unidos cresce exponencialmente, com aumento de 1000% desde 2013. Entre os brasileiros, o aumento foi de 35%. Normalmente, os compradores adquirem imóveis que já estão sendo alugados para um negócio, como farmácias, agências bancárias e grandes franquias.

Com esse tipo de negociação, os novos proprietários evitam a vacância do estabelecimento. Outras vantagens são as longas durações dos contratos, com prazos de 10 a 45 anos, as cláusulas de garantia corporativa, que obrigam o locatário a pagar os aluguéis restantes em caso de rompimento de contrato, as altas taxas de retorno e o menor risco de impactos oriundos de desvalorizações de câmbio no mercado mundial.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.