Ideias que emocionam merecem ser partilhadas

Tecnologia, Entretenimento e Design. Com esse triplo foco, nasceu nos EUA, em 1984, o evento TED, que cresceu e já se multiplicou

Escrito por Valerya Abreu - Colunista ,
Legenda: Victor Paiva, realizador do TEDx Fortaleza e Bianca Laufer, economista e criadora da Green People, uma das palestrantes do evento

No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, em uma conferência TED, convidados e palestrantes, de todo o mundo, são convidados a dar a melhor palestra de suas vidas. Com uma condição. Têm que emocionar, gerar frutos e durar 18 minutos ou menos. Inúmeros grandes palestrantes que já participaram do TED deixaram suas histórias de vida pessoal e profissional em registros que correram o mundo e foram vistos e revistos por milhões e milhões de pessoas em todo o mundo.

Anualmente, o TED, que é uma organização sem fins lucrativos que quer promover ideias que merecem ser compartilhadas, realiza dois grandes eventos: a conferência global TED e o TEDx, de caráter local.

Desde 2013, Fortaleza já recebeu quatro conferências, por iniciativa do organizador local Vitor Paiva, que conheceu o TED em 2012 e já correu para conquistar uma licença para realizar o evento aqui. Vem dando muito certo. "Conheci o evento e decidi que queria realizar aqui em Fortaleza, para poder disseminar as ideias que são apresentadas, ideias que têm poder transformador e de grande impacto na sociedade", resume.

O TED concede licenças livres para as pessoas ao redor do mundo que desejam organizar eventos em sua região ou cidade, os TEDx. O desafio do organizador local é seguir todas as diretrizes globais, mas no mais ele faz toda a gestão do processo. Um detalhe importante que diferencia o evento é que, por ele não ter fins lucrativos, todo o trabalho envolvido é feito por voluntários. Em Fortaleza, cerca de 30 pessoas atuaram como voluntários nessa 5ª edição, enquanto a lista de inscritos, gigantesca, também segue critérios específicos e precisa de seleção, mesmo sendo pago. A ideia, Vitor ressalta, é "selecionar pessoas que possam representar segmentos distintos da sociedade e que possam posteriormente, de alguma forma, disseminar essas ideias no seu meio". Conceito perfeito e alinhado com a ideia de projeto colaborativo. Dividir para somar. Os palestrantes dividem suas experiências e os participantes dividem a experiência de estar em um evento dessa natureza e todos os insights apreendidos são repassados também para um número maior de pessoas, inclusive pela plataforma digital.

Entre os palestrantes locais que se apresentaram no palco do TEDx Fortaleza, a empreendedora Bianca Laufer tem uma história pessoal de superação e empreendedorismo inspiradora. Ela, que já teve anorexia, resolveu empreender a partir de uma ideia difícil e desenvolveu um produto inédito: o suco prensado. A grande lição deixada pela empreendedora, na verdade são duas: "o improvável pode sempre acontecer" e "a gente não tem que esperar as condições ideais para fazer acontecer". Em conversa com Marketing, Bianca comentou a terceira: "empreender no Brasil é como jogar de vídeo game, ou a gente morre ou a gente sobrevive. Cada dia que passa seu negócio pode acabar". Ela, que é economista e já morou nos Estados Unidos, trabalhou em um banco americano e conta que foi lá que aprendeu que tudo pode acontecer. E aconteceu mesmo. Seu negócio já dura três anos, e nem a ideia nem o negócio morreram. Pelo contrário, tá dando frutos.

Outras histórias apresentadas coroaram a máxima de que precisamos trocar mesmo, cada vez mais. Com essa fórmula o evento criou uma marca, um estilo e uma aura que atrai palestrantes e convidados interessados em transformar, expandir e desenvolver. O x da questão.

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