Ibef-CE homenageia o Grupo Edson Queiroz

Por unanimidade, o Grupo Edson Queiroz foi escolhido pelos executivos de finanças como Empresa Padrão

Escrito por Redação ,
Legenda: Igor Queiroz, representando o Grupo Edson Queiroz, e o empresário Fernando Cirino, agraciados, ao lado de Delano Macedo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-CE)
Foto: FOTO: TUNO VIEIRA

Reconhecido por sua trajetória empreendedora e compromisso pela excelência, construído a partir de 1951, quando o empresário Edson Queiroz fundou sua primeira empresa de envase e distribuição de gás domiciliar, e hoje, formado por 17 empresas, com múltiplas atividades, o Grupo Edson Queiroz (GEQ), foi agraciado, na noite de ontem, pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-CE), com o Prêmio Empresa Padrão 2014. A honraria é um reconhecimento do mercado financeiro cearense pela contribuição do Grupo ao desenvolvimento da economia do Estado do Ceará.

"O Grupo Edson Queiroz conduz suas operações com integridade e respeito pelas pessoas. Trabalhamos pautados na responsabilidade social, o que nos sensibiliza cada vez mais, dia a dia, para que, de forma organizada, sistêmica e eficiente, empreendamos nossas ações sempre com foco no desenvolvimento justo e sustentável", destacou, o diretor do Grupo, Igor Queiroz, em seu discurso de agradecimento ao receber, na noite de ontem, a premiação, das mãos do vice-presidente do Ibef-CE, Wilton Daher.

Referência nacional

Para uma plateia repleta de empresários de vários setores e industriais, Igor Queiroz destacou a trajetória empreendedora do Grupo, fez um breve histórico do passado, pontuou as conquistas do presente, e lançou o olhar da instituição para o futuro. "Essa é uma honraria anual, que é concedida às empresas que são destaques na economia do Estado, na qualidade de gestão empresarial e pela projeção no cenário nacional, critérios que o Grupo Edson Queiroz reúne", acrescentou o presidente do Ibef-CE, Delano Macedo, ao explicar a escolha do GEQ, por unanimidade, dos executivos da área de finanças, como a Empresa Padrão de 2014.

Opinião semelhante tem o presidente da Fiec, Beto Studart, para quem o GEQ apresenta um grande diferencial em relação aos demais grupos produtivos econômicos, que é a Universidade de Fortaleza (Unifor).

"O Grupo é um símbolo do Ceará, do Nordeste e do Brasil pelo esforço desenvolvido na construção de negócios, mas sobretudo pelos investimentos na área da educação, formando milhares de profissionais e executivos. Esse é um grande legado que o credencia a receber mais este prêmio", ressaltou Studart.

Para o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, o Grupo Edson Queiroz "é uma referência nacional, cuja dimensão econômica e empresarial é muito maior do que ele próprio divulga e propaga".

O Equilibrista

Também ontem, foi homenageado pelo Ibef-CE, com o troféu O Equilibrista 2014, o empresário, presidente da Durametal, Fernando Cirino. Este prêmio, conforme explicou Delano Macedo, é concedido em reconhecimento ao desempenho profissional, pela conduta do empresário e contribuição ao desenvolvimento da economia cearense.

"Pelos elevados critérios de escolha, esse é um prêmio que muito me envaidece. E ser lembrado pelo trabalho desenvolvido, sobretudo neste momento por que passa o País, é algo que muito me orgulha", agradeceu Cirino.

O troféu O Equilibrista representa o perfil do executivo, equilibrado, centrado, mas muitas vezes solitário para tomar as decisões mais importantes da empresa", explica o artista plástico, criador da peça, Osni Branco.

Honra e reconhecimento

Boa-noite,

Em nome do Grupo Edson Queiroz, é com grande satisfação que saúdo a todos e agradeço aos grandes profissionais do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, secção Ceará, a oportunidade de compartilhar com vocês este momento de comemorações e de homenagens.

Parabenizo o Instituto pela concepção do Prêmio Equilibrista, que revela, entre tantos talentos do executivo cearense, um perfil transformador da realidade do nosso Estado e um profissional de grandes atos e de grandes decisões.

Parabenizo o empresário Fernando Cirino Gurgel pela nomeação como executivo do ano de 2014, pela sua excelência profissional construída de forma equilibrada e por sua sólida contribuição ao mercado e à economia cearense.

Parabenizo ainda o artista plástico Osni Branco, que concebeu o troféu entregue nesta solenidade, por conseguir representar tão bem o perfil do verdadeiro executivo, equilibrado, centrado e solitário na tomada de grandes decisões. É com muita honra que o Grupo Edson Queiroz recebe do Prêmio Equilibrista o reconhecimento de Empresa Padrão.

A história do Grupo Edson Queiroz começa em 1951, quando o empresário Edson Queiroz fundou uma empresa de envase e distribuição de gás domiciliar. Desde então, o grupo se expandiu em 17 empresas, com múltiplas atividades, como metalurgia, castanha de caju, bebidas com água mineral, imobiliária, agropecuária, tintas, emissoras de rádio e televisão, jornal e educação superior através da Universidade de Fortaleza - Unifor.

Os produtos e serviços do Grupo Edson Queiroz estão colocados à disposição diariamente para milhares de pessoas em todo o Brasil. Para atender a esse universo heterogêneo de consumidores, o Grupo formou um quadro de mais de 14,5 mil empregos diretos, com folhas de pagamento de salários e de encargos socais que ultrapassam 500 milhões de reais por ano.

Um grupo econômico dessa magnitude, que se coloca entre os maiores do País, precisa ter liderança e dinamismo gerencial para continuar a crescer e a se fortalecer. As dificuldades de disputar mercados altamente competitivos são imensas, mas o Grupo Edson Queiroz tem encontrado a energia necessária para superar os obstáculos e para vencer os novos desafios.

O Grupo Edson Queiroz conduz suas operações com integridade e respeito pelas pessoas. Trabalhamos pautados na responsabilidade social, o que nos sensibiliza cada vez mais, dia a dia, para que, de forma organizada, sistêmica e eficiente, empreendamos nossas ações sempre com foco no desenvolvimento justo e sustentável.

Desejamos criar um impacto positivo através de nossas atividades, em um compromisso de excelência com a sociedade.

O nosso padrão e o nosso equilíbrio são pautados pela ética no agir com a comunidade, na consolidação de um mercado inovador e plural e em disseminar na sociedade a nossa cultura organizacional, que preza pelo bem-estar coletivo e pelo desenvolvimento social, sempre comprometidos com a democracia.

Agradecemos aos associados do Ibef, na pessoa de seu ilustre presidente, Delano Macedo, pela homenagem.

Obrigado a todos que fizeram e fazem parte da história do Grupo Edson Queiroz e a todos que participam desta solenidade. Muito obrigado.

Igor Queiroz

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.