Hub coloca CE no centro das atenções do turismo

Excepcionalmente, no dia 3 de maio próximo, as operações da Joon e KLM acontecerão em conjunto

Escrito por Redação ,
Legenda: Joon será a uma das aéreas que vai operar os voos em Fortaleza
Foto: Foto: Rui Marques

Quando as aeronaves da Joon (Air France) e KLM pousarem em Fortaleza no dia 3 de maio, data que marca a estreia do hub da Air France-KLM e Gol no Aeroporto Pinto Martins, parte dos olhos da imprensa nacional e internacional estarão voltados para o lançamento do empreendimento no Ceará.

Segundo as companhias aéreas, jornalistas da França, Holanda e de todo o Brasil, estarão na Capital cearense nesta data, muitos deles chegando, inclusive, nos primeiros voos.

A Air France trará a Fortaleza o seu Airbus A340-300, com capacidade para 278 lugares, incluindo 30 na Business Class, 21 na Premium Economy e 227 na Economy. Já a KLM opera com uma aeronave A330-200, com capacidade de 268 lugares, sendo 18 na Business Class, 35 na Economy Comfort e 215 na Economy.

Bilhetes à venda

De acordo com os sites das empresas que investem no centro de conexões, ainda há passagens à venda para os dias de estreia dos voos com preços a partir de R$ 2.500 (ida e volta com as taxas de embarque) na classe de tarifa econômica.

As operações da Joon em Fortaleza serão às quartas, sextas e domingos. O AF416 sai de Paris-Charles de Gaulle às 13h10, chega em Fortaleza às 17h35 do mesmo dia. Já o AF415 decola de Fortaleza às 19h35, chega em Paris-Charles de Gaulle às 9h30 do dia seguinte.

Os voos da KLM para Amsterdã ocorrem às quintas, sábados e segundas. O KL707 sai de Amsterdã-Schiphol às 12h50, chega a Fortaleza às 17h20 do mesmo dia. O KL708 decola de Fortaleza às 19h50, pousa em Amsterdã-Schiphol às 10h do dia seguinte. Excepcionalmente em 3 de maio, as operações da Joon e KLM acontecerão em conjunto, com os dois voos chegando à Capital no mesmo dia, com intervalo de apenas 15 minutos.

Facilidades

Com o centro de conexões em Fortaleza as facilidades para os passageiros cearenses e nordestinos de chegarem à Europa serão ampliadas. Além da esperada redução do preço dos bilhetes, será encurtado o tempo de viagem. Em algumas situações, os viajantes passariam 14h a mais entre as viagens com paradas (São Paulo ou Rio de Janeiro) e as diretas. De Fortaleza para Paris (voo direto), o passageiro gastará na ida apenas 8h55 e na volta de 9h25. Com as conexões, o viajante levaria na ida 19h30 e na volta 19h50, uma diferença de pelo menos 10h. De Fortaleza para Amsterdã, o tempo de viagem também é reduzido consideravelmente. Enquanto nos voos diretos os passageiros levarão 9h10 na ida e 9h30 na volta, nos trechos com conexões, os clientes gastam 18h40 e 21h40, ida e volta respectivamente.

Novos voos da Gol

No mesmo dia em que se iniciam as operações da Air France e KLM em Fortaleza, a Gol também vai começar os novos voos dos bancos de conexão, pela manhã e pela tarde. Com esta implementação, a empresa aumentará sua oferta na Capital e disponibilizará novos voos para Recife, Salvador, Belém, Manaus, e criará uma nova rota para Natal. Serão, ao todo, 51 voos diários para 10 destinos do País, com um incremento de 35% da oferta de assentos de e para o Aeroporto Pinto Martins.

"Hoje a Gol já disponibiliza as melhores opções do mercado para conectar clientes das bases do norte (Manaus e Belém) para o Nordeste (Fortaleza, Natal, Recife e Salvador, onde a companhia já é líder em participação e oferta. O hub em Fortaleza foi pensado pela Gol e seus parceiros estratégicos, Air France-KLM, para atender à demanda de clientes que viajam a trabalho e lazer. Os novos voos serão estruturados em dois períodos de conexões, um pela manhã e outro no fim da tarde, em horários mais convenientes aos clientes", informou a empresa por meio de nota.

Além de Manaus, Belém, Recife, Natal e Salvador, que já estavam previstos, a capital do Maranhão, São Luís, também terá voos diretos a Fortaleza a partir do dia 4 de maio, quando será iniciada uma terceira frequência a Recife. Os voos já estão à venda no site da companhia. A operação a São Luís iniciará com quatro frequências semanais, operando às segundas, quintas, sextas e sábados. Em outubro, um mês antes do início dos voos diários da Gol a Orlando e Miami, nos Estados Unidos, a partir de 4 de novembro, a rota vai chegar a ter seis frequências semanais, com operações todos os dias à exceção dos domingos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.