Homologação: Aracati tem voo pré-agendado

Escrito por Redação ,
Legenda: Procedimento é obrigatório para que o terminal seja autorizado a operar voos comerciais
Foto: Foto: Ellen Freitas

O Aeroporto de Aracati deverá receber, a partir do próximo dia 5, o voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) para homologação do terminal.

De acordo com o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), coronel Paulo Edson Ferreira, houve um pré-agendamento a ser confirmado nessa semana. A missão irá avaliar a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e o RNAV (procedimento do sistema GPS, que baliza a navegação aérea).

O procedimento é obrigatório para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorize o terminal aeroportuário daquele Município do litoral leste a operar regularmente voos comerciais ou da aviação geral.

No mês de março, o jornal já havia informado que o Aeroporto de Aracati ganhara mais destaque e importância a partir de problemas surgidos no terminal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, localizado a aproximadamente 90Km de distância.

"Com a situação atual do Aeroporto de Mossoró, que não poderá operar Aviação Regular, haja vista relatório da Anac, cresce de importância a implantação de voos para Aracati", disse, à época, o assessor do DER.

Jeri

Ferreira ainda informou que irá participar de reunião na próxima segunda-feira (29)na sede da Anac, em Brasília, para tratar do processo de certificação do Aeroporto de Jericoacoara. O terminal foi aprovado após visita técnica, no último dia 18.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.