Grupo Edson Queiroz é Empresa Padrão 2014

O Prêmio será conferido pelo Ibef hoje. Na ocasião, haverá ainda a entrega do Troféu O Equilibrista

Escrito por Redação ,
Legenda: A escolha da Empresa Padrão é feita em votação aberta. O Grupo Edson Queiroz teve a maior quantidade de votos, sendo indicado como a 5ª empresa premiada pelo Ibef-CE, como destaque empresarial do Estado
Foto: FOTO: JULIANA VASQUEZ

O Grupo Edson Queiroz (GEQ) e o empresário Fernando Cirino Gurgel são os homenageados de 2014, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, secção Ceará (Ibef-CE). Eles receberão hoje (26), durante solenidade oficial, os prêmios Empresa Padrão e O Equilibrista, respectivamente, em reconhecimento à contribuição de ambos à economia cearense, dentre outros atributos empresariais.

De acordo com o presidente do Ibef-CE, Delano Macedo, além da esfera econômica, os critérios para escolha da Empresa Padrão incluem também as práticas de gestão reconhecidas pela excelência e a contribuição da organização para a história do estado do Ceará.

A escolha da Empresa Padrão é feita em votação aberta, num único turno. E o Grupo Edson Queiroz teve a maior quantidade de votos, sendo indicado como a quinta empresa premiada pelo Ibef-CE, que ganhará a placa como destaque empresarial do nosso Estado.

Receberá a honraria em nome do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz, diretor do GEQ. Na primeira edição do Prêmio no Ceará, o ganhador foi o Grupo Dias Branco. Em seguida foram Pague Menos, Ypióca e Construtora Master.

O Equilibrista

Já a indicação para o Troféu O Equilibrista é realizada com base no desempenho profissional do empresário e na idoneidade de sua conduta empresarial, além da contribuição para a economia do Estado. "A escolha do vencedor nesse prêmio é feita em dois turnos. No primeiro turno são escolhidos dentre vários indicados os três nomes mais votados. No segundo turno, um dos três é o escolhido. Este ano o vencedor foi Fernando Cirino, da Durametal, que concorreu com Pio Rodrigues (C. Rolim) e Tasso Jereissati (Calila)", diz.

Condecorados

Nas quatro edições anteriores do Prêmio O Equilibrista, no Ceará, foram escolhidos os empresários Beto Studart (BSPar), Deusmar Queirós (Grupo Pague Menos), Ednilton Soárez (Educadora 7 de Setembro) e Ivens Dias Branco (Grupo Dias Branco).

Conforme o presidente do Ibef Ceará, apesar de o Instituto existir no Ceará desde 1986, a concessão do Prêmio O Equilibrista só teve início há cinco anos. "O Equilibrista é entregue nas secções do Ibef de dez estados brasileiros, embora o Instituto esteja presente em mais estados. Mas há uma regra na instituição que exige uma quantidade mínima de 200 associados para que se possa conferir esse prêmio. No Ceará, nós só atingimos esse número de associados em 2009. Hoje, somos o único Ibef do Nordeste que entrega o Prêmio, embora haja secções do Instituto também em Pernambuco e na Bahia".

Nacionalmente, o Prêmio O Equilibrista já foi outorgado a vários nomes de reconhecida influência na economia brasileira. Entre eles: Benedicto Barbosa da Silva Junior, eleito Executivo do Ano de 2013, Presidente da Odebrecht Infraestrutura e Armínio Fraga, eleito Executivo do Ano de 2012, sócio-fundador da Gávea Investimentos e Presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa.

Troféu

O Troféu "O Equilibrista" foi criado em 1984, pelo artista plástico Osni Branco, que estará presente este ano na solenidade de entrega do Prêmio, neste dia 26 de novembro, às 19 horas, no Hotel Gran Marquise. A estatueta, registrada na Escola de Belas Artes, por seu criador, é representada por uma escultura de bronze, que simboliza o perfil do verdadeiro executivo - a mesma entregue há 30 anos nas demais seccionais do Ibef, no Brasil.

De acordo com o artista, os braços estendidos com as mãos abertas possuem a forma de um ideograma chinês, cujo significado é amigo. O pé esquerdo, dando o primeiro passo, revela a intuição do profissional em perceber, com nitidez, que caminhos seguir. Osni Branco define o equilibrista solitário sobre a moeda como alguém que, embora conte com a colaboração de uma equipe, está sempre só nos momentos de grandes decisões.

Mais informações:

Data: 26 de novembro
Hora: 19h
Local: Hotel Gran Marquise

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.