Governo terá reforço com 'venda' da folha

Escrito por Redação ,

Brasília. Com a queda na arrecadação e precisando fechar as contas de 2016, o governo vai receber um reforço a partir de março com a "venda" das contas-salário dos servidores, aposentados, pensionistas, anistiados e estagiários do Executivo Federal. Nove bancos passarão a pagar ao Tesouro 1,03% sobre o salário líquido de cada remuneração creditada. A estimativa é de uma arrecadação de R$ 79 milhões por mês e R$ 949 milhões por ano, com a administração das contas de 1,358 milhão de servidores públicos.

Os servidores poderão escolher por receber os salários por meio do Banco do Brasil, Bancoob, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco, Santander e Sicred. O depósito na Conta Única do Tesouro Nacional terá que ser realizado pelos bancos até o décimo dia útil após a realização dos créditos nas contas-salário. Os contratos terão validade de 12 meses e poderão ser prorrogados até o limite de sessenta meses.

Para a maioria dos servidores, não será preciso adotar qualquer providência adicional caso queiram continuar recebendo seus salários com os bancos atuais. Apenas 5.495 assalariados, que hoje recebem por bancos não credenciados, terão que optar por uma dos bancos habilitados. Para isso, eles serão contatados e orientados por suas unidades de recursos humanos. Os beneficiários que quiserem alterar a opção entre as nove instituições habilitadas devem pedir a mudança nas suas unidades de recursos humanos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.