Cônsul indica; aérea não confirma

Governo otimista em captar voo da Air France

Consulado honorário da França até divulgou novo trecho, mas voltou atrás após companhia não confirmar rota

Atualmente, a Air France tem duas operações diretas entre Paris e Brasil, sendo uma em São Paulo (Guarulhos) e outra no Rio de Janeiro (Galeão)
01:00 · 13.09.2017
O site da companhia traz diversas informações turísticas sobre Fortaleza, destacando que a cidade oferece uma "variedade de atrações" ( FOTO: KID JÚNIOR )

Maior companhia aérea da França, a Air France deverá começar a operar em dezembro deste ano um novo voo ligando Paris a Fortaleza, informou ontem (12) o Consulado Honorário da França na Capital cearense. Segundo a cônsul Fernanda Jansen, ainda não há detalhes sobre a operação e não é possível dizer se o voo será direto, mas a empresa pretende divulgar detalhes sobre a rota em breve.

Fortaleza está na disputa pela rota com Recife (PE) e Salvador (BA). O Governo do Ceará pede "cautela", mas se diz otimista quanto à decisão da companhia. De acordo com o titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Arialdo Pinho, o Conselho de Administração da Air France deverá decidir sobre a rota hoje (13). "Estamos aguardando a informação oficial, não adianta nos precipitarmos. Mas estamos otimistas com a escolha", ressaltou o secretário.

A companhia francesa informou em nota que o Grupo Air France-KLM ainda não tomou a decisão sobre qual cidade do Nordeste do Brasil será operada a nova rota. "A expectativa é que ela seja tomada ainda em setembro", comunicou a empresa.

Divulgação

A cônsul Fernanda Jansen destaca que recebeu e-mail do Consulado Geral da França no Brasil, pedindo para que a notícia fosse divulgada. "Agora, o próprio Consulado volta, dizendo que a Air France tem outro comunicado, que não está 100% sobre o voo direto. Mas está no próprio site da companhia (uma página sobre Fortaleza). Estou esperando o outro comunicado da Embaixada e do Consulado. Parece que faltou eles informarem antes sobre a parceria com outra companhia brasileira", afirmou.

Quanto às informações sobre Fortaleza no site da Air France, a empresa francesa justifica o fato dizendo que, além da Capital, o portal também traz dados sobre outras cidades, algo relacionado às parcerias que mantém com a Gol Linhas Aéreas.

"As informações que estão no site francês da Air France apresentam também guias de cidades com voos em conexão com a Gol, parceira da companhia, do Rio de Janeiro e São Paulo de/para Paris-Charles de Gaulle", acrescentou.

Indício

Mas a Air France dá indício de que pode escolher Fortaleza como destino para sua nova operação, já que publicou, em seu site, informações sobre a Capital cearense. A empresa destaca os atrativos e clima da cidade, além de ressaltar que se trata do "PIB (Produto Interno Bruto) mais importante do Nordeste, à frente de Salvador, cidade considerada forte concorrente na disputa.

Destino turístico

"Um destino turístico popular, Fortaleza atrai muitos visitantes todos os anos graças à grande variedade de atrações que oferece. Entre os lugares que tornam a cidade famosa, o Beach Park desponta como o parque aquático mais importante do Brasil. Lugares da cultura também são muito numerosos na cidade", diz o texto publicado no site da Air France.

A companhia também destaca o Teatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Catedral Metropolitana de Fortaleza, Praça do Ferreira e Parque do Cocó como atrativos da Capital cearense.

Operações

Hoje, a Air France possui apenas duas operações diretas entre a capital francesa e o Brasil, sendo uma em São Paulo (Guarulhos) e outra no Rio de Janeiro (Galeão). No Nordeste, Fortaleza, Recife e Salvador disputam a preferência da companhia para receberem, além de um novo voo da empresa francesa, um hub (centro de conexões) da Air France-KLM em parceria com a Gol.

Em pesquisa direta realizada ontem no site oficial da empresa, a reportagem não encontrou qualquer opção de voo direto de Paris para Fortaleza ou Salvador em dezembro, tendo em vista que todas as passagens para tais destinos contam com conexão via Rio ou São Paulo.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.