Gol inicia hoje voo direto a Buenos Aires

A nova rota aérea irá interligar direto, sem escalas, todos os sábados, as capitais cearense e da argentina

Escrito por Redação ,
Legenda: No voo deste sábado, segue um grupo de 14 representantes de hotéis que participarão de encontros comerciais em cinco cidades argentinas
Foto: FOTO: ALEX COSTA

O primeiro grupo de turistas argentinos, provenientes de Buenos Aires, em voo direto da Gol Linhas Aéreas, para Fortaleza, chega às 19h09, deste sábado, após viajar cinco horas e meia; a metade do tempo que levariam há uma semana atrás, para voar o mesmo trajeto. O voo abre oficialmente a nova rota semanal, a primeira no Nordeste, que irá interligar as capitais portenha e cearense, liberando os passageiros de uma conexão demorada e cansativa em São Paulo ou Rio de Janeiro, na ida e na volta.

De Fortaleza para Buenos Aires, o voo de número G3 7670 parte às 17h55 do Aeroporto Internacional Pinto Martins, com chegada ao Aeroporto Internacional de Ezeiza, às 23h30. No sentido inverso, o voo G3 7671, parte às 13h45, de Ezeiza, com chegada em solo cearense, às 19h 09, sempre aos sábados.

Portas abertas

A aeronave utilizada pela Gol será um Boeing 737-800NG, com capacidade para 177 passageiros, incluindo a tripulação. "Nossa expectativa é que esse voo traga, pelo menos, 140 argentinos, semanalmente, para o Ceará", almeja o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), Darlan Leite, para quem a crise econômica pela qual passa a Argentina não deverá ser impedimento para o sucesso do voo.

Para Leite, a nova rota reabre as portas do Estado para os turistas argentinos, reascendendo a expectativa de que o Ceará retome o cenário vivenciado há 20 anos atrás, quando os portenhos "invadiram" o Brasil e o Ceará, atraídos pela elevada desvalorização do real frente ao dólar e ao peso argentino. "Essa é a oportunidade para recuperarmos esse mercado (de argentinos) que já conhece o Ceará", avalia o presidente da ABIH-CE.

Com o início das operações entre Fortaleza e Buenos Aires, acrescenta o diretor Comercial da Gol, Fabio Mader, "a capital cearense passa a ocupar uma posição ainda mais estratégica em nossa malha ao atender a demanda do Estado e também de passageiros de regiões próximas".

Bogotá pela Avianca

O secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, também não acredita que a crise econômica argentina irá prejudicar o futuro do voo. Para ele, o Ceará será o segundo destino mais procurado pelos portenhos, depois de Camburiú, em Santa Catarina.

"O Ceará tem belas praias, águas mornas e sol o ano inteiro, culinária e artesanato ricos, e agora tem infraestrutura para receber o turista. Camburiú só tem sol três meses do ano e a água (do mar) é fria", destaca Maia. Ele ressalta que nos últimos sete anos, foram investidos no Ceará, R$ 2,2 bilhões, em obras de infraestrutura turística.

Segundo ele, esses investimentos estão agora permitindo a atração de novos voos internacionais diretos para o Estado, a exemplo desse para Buenos; de um novo da TAM, para Miami, a começar no próximo dia 31, e um outro da Avianca, que irá interligar Fortaleza a Bogotá, na Colômbia, direto, ida e volta, a partir de agosto próximo.

Resgate

"A proposta agora é resgatar o fluxo de turistas argentinos no Ceará, de 20 anos atrás. Estamos fazendo promoções"
Bismarck Maia
Secretário de Turismo do Ceará

Peças do Acquario apresentadas na 2ª feira

As primeiras peças do Acquario Ceará, enfim, devem ser descarregadas na próxima segunda-feira (12), no Porto do Pecém. A carga avaliada em US$ 1,625 milhões era pra ter chegado há algumas semanas, mas problemas nos portos de Trinidad e Tobago fizeram o navio industrial Challenger atrasar, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado - responsável pela carga e pelo novo equipamento.

Durante a coletiva de apresentação do equipamento, a Setur ainda contará com a presença de um representante da ICM Reynolds - empresa americana responsável pela obra.

Composta de 12 contêineres que portam 1.129,20 metros lineares de tubulação de alta densidade, o material foi todo importado dos Estados Unidos e será utilizado no subsolo da estrutura do Acquario, que está sendo construído na Praia de Iracema.

Características

O novo equipamento do governo do Estado terá 21,5 mil metros quadrados de área construída e 38 tanques-recinto de exibição com capacidade para 15 milhões de litros d'água e cerca de 500 espécies de animais.

No total, a estrutura apresentará quatro pavimentos com áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino e túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos.

Carlos Eugênio
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.