Gol avalia operar em Jericoacoara
Após a Azul Linhas Aéreas ter anunciado que deve operar o voo Recife-Jericoacoara a partir do dia 7 de abril, o Departamento Estadual de Rodovias (DER), confirmou que o Aeroporto de Jericoacoara, situado na cidade vizinha, Cruz, irá iniciar suas operações comerciais nesse mesmo mês. Ainda de acordo com o órgão, que é responsável pelos aeroportos regionais cearenses, a Gol Linhas Aéreas já manifestou interesse em operar rotas para o terminal e deve enviar representantes para realizarem uma inspeção no local até o fim deste mês de janeiro.
"Primeiro, as companhias áreas fazem uma inspeção técnica, para verificarem se o aeroporto atende às condições técnicas dos equipamentos que eles operam", explica o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do DER, coronel Paulo Edson Ferreira. Só após a visita é que será possível confirmar alguma operação da companhia no novo aeroporto cearense.
Segundo o assessor, a operadora de turismo CVC também já manifestou interesse em atuar no terminal, com voos charters (fretados), mas até o momento a Azul foi a única que confirmou operações. Os aviões da companhia aérea irão decolar de Recife às quartas-feiras, sextas-feiras, aos sábados e aos domingos por volta das 13h e pousarão em Jericoacoara às 14h35. O voo de volta partirá às 15h, com chegada à capital pernambucana às 16h40. Entre 1º e 31 de julho, visando atender à demanda da alta temporada, a Azul irá operar voos também às segundas-feiras, nos mesmos horários.
Para o início das atividades no Aeroporto de Jericoacoara, resta basicamente "a instalação da EPTA (Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) e também a certificação do aeroporto", diz o coronel Paulo Edson Ferreira. Esse processo envolve a elaboração de 12 manuais e planos de certificação e apresentação deles à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os documentos incluem procedimentos a serem adotados para a segurança de voos e de gestão do serviço operacional, proteção do patrimônio público, dentre outros aspectos.
Estrangeiros
O Aeroporto de Jericoacoara deverá incrementar ainda mais o fluxo de estrangeiros em terras cearenses. Fortaleza registrou cerca de 100 mil desembarques internacionais, via Aeroporto Internacional Pinto Martins, entre os meses de janeiro a novembro de 2016, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), número próximo do total registrado em todo o ano de 2015 (107,6 mil).
Em todo o Estado do Ceará, a estimativa do impacto financeiro deixado pelos turistas estrangeiros, no período de janeiro a novembro, foi de R$ 302 milhões, levando-se em conta o gasto per capita de R$ 3.023,58.