GNV: preço e fornecimento garantidos em Fortaleza

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: Motoristas que abasteciam veículos com GNV não tiveram problemas em Fortaleza na sexta
Foto: Foto: Thiago Gadelha

Os usuários que dependem do Gás Natural Veicular (GNV) para abastecer os carros não enfrentaram problemas nos últimos cinco dias de paralisação dos caminhoneiros. Diferente dos demais combustíveis, o GNV chega aos postos por gasoduto e não depende do transporte rodoviário, como observou a Companhia de Gás do Ceará (Cegás).

> Combustível no Aeroporto está  no fim da reserva

A constância no fornecimento também garantiu a estabilidade do preço em Fortaleza, segundo a Cegás. A companhia não soube estimar quanto a demanda deve ter aumentado na última semana e observou que a necessidade da instalação de um kit específico para o funcionamento do veículo com GNV impossibilita o crescimento instantâneo da demanda.

Em abril, no entanto, o consumo de GNV cresceu 20% ante abril de 2017. "Foram consumidos 517.614 metros cúbicos/dia, ante 430.723 metros cúbicos/dia no mesmo mês de 2017. Este foi o quarto mês consecutivo que a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) vendeu acima de 500 mil m³/dia, em média, e representou o melhor desempenho mensal da história da Cegás", destacou a companhia.

Consumidores comemoram

O comerciante Miguel Lopes foi um dos consumidores que não enfrentaram filas para abastecer na tarde de ontem por usarem GNV. "A gente fica com opções e despreocupado com o que está acontecendo, até porque o sistema de abastecimento do gás é completamente diferente do da gasolina e do álcool, e não depende do trânsito", comemorou. Da mesma forma agiu o taxista Inácio Muniz. "Além disso, com o gás natural você economiza cerca de 30% em relação a gasolina e, pensando assim, eu vou continuar usando o GNV, ainda mais com esse governo subindo o preço da gasolina toda semana".

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado