Fundos de investimento ganham da poupança
São Paulo. Aplicações em fundos de investimento ganham da caderneta de poupança na maioria das simulações com a taxa básica de juros (Selic) em 10,25% ao ano.
LEIA MAIS
.Copom reduz taxa de juros a 10,25%; menor em três anos
.Bancos repassam corte aos clientes
A decisão do Banco Central de reduzir a taxa em 1% foi tomada em um cenário de inflação comportada e em tentativa de reanimar a atividade econômica do país. Hoje, o governo divulga o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre.
Pelas simulações realizadas pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a poupança mantém atratividade em relação a fundos nos casos em que a taxa de administração seja igual ou superior a 2% ao ano, a depender do resgate. Isso acontece porque a poupança, que rende TR (taxa referencial) mais 6,17% ao ano, é isenta de Imposto de Renda, enquanto os fundos são tributados conforme tabela regressiva que começa em 22,5% e vai caindo até alcançar 15%, para aplicações acima de dois anos.
Segundo a Anefac, a poupança tem rentabilidade maior que os fundos com taxas de 2% ao ano se o resgate do dinheiro ocorrer em até seis meses.