Fortaleza vai receber 1.047 voos extras até janeiro

Infraero prevê que 2014 deve fechar com alta de 8,7% no fluxo de passageiros do Aeroporto Pinto Martins

Escrito por Redação ,
Legenda: Movimentação de embarques e desembarques de passageiros no aeroporto entre janeiro e novembro deste ano teve um incremento de 8,7% em comparação com igual período do ano passado
Foto: FOTO: JOSÉ MARIA MELO

O Aeroporto Internacional Pinto Martins deverá receber um reforço de 1.047 voos nos meses de dezembro e janeiro para atender à demanda da alta estação, de acordo com previsão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Um total de 370 voos extras deverão ser disponibilizados neste mês. Já para janeiro, a previsão é que a quantidade seja bem maior em relação ao mês anterior (677). Está previsto um total de 5.250 voos em dezembro e 5.557 voos em janeiro, considerando regulares e extras.

A movimentação de embarques e desembarques no aeroporto de janeiro a novembro deste ano teve um crescimento de 8,7% em comparação com igual período do ano passado. De acordo com previsão da Infraero, o comparativo total entre 2014 e 2013 deverá registrar o mesmo incremento. Durante este ano, já passaram pelo terminal da capital cearense 5.883.329 pessoas.

Em novembro deste ano, o Aeroporto Pinto Martins registrou embarques e desembarques de 551.281 passageiros. Esse número é 11,87% superior ao registrado em igual período do ano passado, quando somaram-se 492.773.

Apesar do crescimento do fluxo, a obra de expansão do terminal, que deveria ficar pronta para a Copa, ainda segue parada e sem previsão de retomada.

Para atender ao alto fluxo de passageiros durante a alta estação, a Infraero deu início ao plano que seguirá até o Carnaval, envolvendo reforço das atividades operacionais, de atendimento direto ao público e de manutenção e limpeza. Nos saguões, irão circular funcionários identificados para esclarecer dúvidas dos passageiros.

Serviços

Não é novidade o passageiro do aeroporto de Fortaleza se queixar dos preços de alimentos praticados por estabelecimentos do local. A situação foi aliviada após a instalação da lanchonete popular, em dezembro de 2013, embora os valores referentes a produtos que não são tabelados pela Infraero se equiparem aos encontrados em outras lojas do aeroporto.

Uma das principais reclamação recai, agora, sobre a pouca diversidade da praça de alimentação, onde estão instalados seis estabelecimentos: Fly Gourmet, Sorvetes McDonald's, Casa do Pão de Queijo, Espaço Sushi e Bob's. "Tem aqueles fast-foods de sempre, mas poderia ter mais opções de self-service. Mas para quem quer comida rápida, é tranquilo", avalia o professor universitário Wesley Paiva, 23, que costuma viajar de Mossoró a Fortaleza a passeio.

Queixa semelhante tem a professora Maria de Lurdes, 65, que há mais de dez anos vem de Maceió para a Capital cearense no intuito de visitar o filho em Sobral. Ela afirma que há cerca de três anos vem observando a queda na diversidade da praça de alimentação. Além disso, a consumidora também diz achar que os preços não compensam as compras. "Se você pagasse muito e comesse bem, você sairia satisfeito. Aqui, você come mal e paga muito. Eu acho que precisaria de um self-service bem alinhado", defende.

Frequência deve crescer para Miami e Buenos Aires

Os voos semanais de Fortaleza a Miami e Buenos Aires poderão ter a frequência aumentada até fevereiro do próximo ano, segundo previsão da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur). Conforme o secretário adjunto da pasta, Marcos Pompeu, as companhias responsáveis pelos trechos manifestaram interesse em ampliar a frequência das viagens para duas vezes por semana, diante da demanda elevada.

"Os voos estão saindo daqui lotados. Então, já estamos em entendimento com a TAM (responsável pelo voo a Miami) e a Gol (que opera o trecho até Buenos Aires) para uma segunda frequência", aponta Pompeu. A expectativa, informa, é que as companhias escolham quarta ou quinta-feira como o segundo dia de operação.

Moscou e Roma

Marcos Pompeu ressalta que o Estado também tentará implementar, no próximo ano, o voo entre Fortaleza e Moscou. Ele informa que a Setur tem dialogado com duas das principais companhias russas - Anex Tour e Coral Travel - para viabilizar o novo trecho. "Os russos costumam viajar muito e gostam de fugir do frio quando saem de férias", ilustra. Outra intenção da pasta, complementa, é dar início a um voo comercial entre a Capital cearense e Roma, também no próximo ano.

Murilo Viana
Repórter

f

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado