Fortaleza sobe em ranking de cidades empreendedoras

A Capital passou a ocupar a 24ª posição no Índice de Cidades Empreendedoras, da Endeavor Brasil

Escrito por Redação ,
Legenda: Considerando apenas o Nordeste, Fortaleza passou de 7º para 4º lugar. No entanto, alguns pontos ainda precisam ser aprimorados na cidade e também no restante da Região, sobretudo o acesso ao capital
Foto: FOTO: FERNANDA SIEBRA

Fortaleza subiu cinco posições no ranking geral no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) realizado pela Endeavor Brasil. A cidade figura atualmente em 24º no País. No Nordeste, a Capital cearense subiu de sétimo lugar para a quarta posição neste ano, aumentando inclusive a pontuação de 4,826 para 5,204. O maior destaque de Fortaleza foi no pilar Ambiente Regulatório.

Neste quesito, a cidade passou de 29ª posição para o segundo lugar no País, perdendo apenas para Joinville. De acordo com o coordenador da Endeavor no Nordeste, Pedro Almeida, Fortaleza ganhou destaque neste pilar por conta de três fatores.

"A Capital do Ceará executou muito bem esses processos de regulação, levando integração entre os órgãos responsáveis pela abertura de empresas. O segundo ponto de destaque foi a disponibilização de informação. Eu posso ver claramente qual o processo que é preciso ser feito, é a comunidade de informação. O terceiro ponto foi a digitalização que tornou Fortaleza referência no País. É um trabalho muito difícil que está sendo executado", explica o coordenador.

Almeida também cita como benefícios a maior formalização dos empreendedores e o aumento da arrecadação tributária. "A economia informal é um grande problema e isso gera malefícios para a arrecadação. As receitas das prefeituras sofrem bastante com isso. Com a simplificação do processo, a gente consegue formalizar o empreendedor, gerando mais empregos na cidade. É um estímulo".

Abertura de empresas

Segundo o documento da Endeavor, no ano passado, eram necessários 266 dias para abrir uma empresa em Fortaleza. Neste ano, houve uma melhora significativa neste ponto. A cidade conseguir reduzir esse tempo para apenas 43 dias. A Capital também diminuiu o tempo para regularização de imóveis. Enquanto que em 2016, eram necessários 196 dias, hoje são 139 dias. Apesar da queda, ainda é preciso avançar mais, segundo o coordenador da Endeavor.

"O pilar de Ambiente regulatório pode ser muito volátil e é muito influenciável pelos governos. Não se pode dar-se por satisfeito. É um olhar estratégico e isso pode voltar a ser um ponto de dificuldade para os empreendedores", completa.

Além disso, a recomendação dele é seguir simplificando outros processos. "O próximo passo é facilitar o pagamento de tributos. Tem de estar constantemente pensando nisso".

Dificuldades

Segundo Almeida, um dos pontos que precisam ser aprimorados, tanto em Fortaleza quanto no restante do Nordeste, é o acesso ao capital. "É um aspecto que necessita ser melhorado. Há uma dificuldade de captar recursos regionalmente".

O coordenador afirma que essa obstáculo é um convite para as empresas saírem de sua cidade para irem a São Paulo. "É uma deficiência muito grande na região. A gente não consegue crescer sem capital de risco. É fundamental ter um olhar diferenciado para isso", diz. Neste pilar, Fortaleza fica em 19º lugar no País, subindo três posições em relação a 2016. No Nordeste, Recife lidera, estando em 11ª posição entre as cidades brasileiras.

O estudo da Endeavor também avalia pontos como infraestrutura, mercado, inovação, capital humano e cultura empreendedora. "Fortaleza não teve muita variação de um ano para o outro nos demais pilares", diz.

Trabalho

O prefeito da Capital, Roberto Cláudio, afirmou nas redes sociais, que vem implementando ações para facilitar a abertura de novos negócios. "O trabalho sério que a nossa gestão vem desempenhando colocou Fortaleza entre as cidades brasileiras que mais facilitam os negócios, abrindo portas para a geração de trabalho e renda".

O prefeito ainda destacou o Fortaleza Online, que reduziu o tempo que se leva na resolução de processos burocráticos. "Já neste ano, com a implantação do Programa Fortaleza Competitiva, empreendedores usufruem de estímulos dados pela Prefeitura, como as Leis e Incentivos, as Parcerias Público-Privadas (PPP), a desburocratização do ambiente de negócios e o investimento em capacitação para o mercado de trabalho. Medidas como essas vêm transformando o comércio da cidade, estimulando o desenvolvimento dos negócios e atraindo novos olhares para Fortaleza", disse.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.