Fortaleza recebe 567 cruzeiristas estrangeiros

Chegada dos turistas aquece a economia local. Estima-se que cada visitante gaste, em média, R$ 500

Escrito por Redação ,
Legenda: Navio Princedam atracou no Porto do Mucuripe por volta das 8 horas dessa terça-feira e deixou a Capital às 17 horas

Fortaleza recebeu na manhã de ontem (21) o segundo navio de passageiros em 2017, o Princedam, que atracou no Porto do Mucuripe por volta das 8 horas. Com pouco mais de mil pessoas a bordo, entre 567 passageiros e 474 tripulantes, o navio deixou a Capital cearense às 17 horas. Dos passageiros a bordo, a maior parte era de americanos (381), seguido por canadenses (53), australianos (38), ingleses (23), holandeses (18), suecos (8) e neozelandeses (6).

Na passagem pela América do Sul, o Princedam saiu de Buenos Aires, na Argentina, no dia 9 de fevereiro. E antes de atracar em Fortaleza a embarcação passou pelas cidades de Punta del Este, no Uruguai, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Em Fortaleza, aos turistas que decidiram desembarcar foram oferecidos passeios pelo Centro da cidade e à Empresa Cearense de Turismo (Emcetur). Estima-se que, cada turista gaste em média R$ 500, entre compras e refeições.

O casal de canadenses George e Betty Macdonald embarcou no Princedam no início de janeiro, na costa leste dos Estados Unidos. Desde então, o casal passou pelo Caribe, atravessou o Canal do Panamá, desceu pela costa oeste da América do Sul, e contornou o Cabo Horn, antes de chegar à costa brasileira.

"No Brasil passamos dois dias no Rio de Janeiro, onde visitamos os principais pontos turísticos, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, e antes de chegar a Fortaleza passamos por outras duas cidades", disse George. "Estamos gostando muito e já pretendemos voltar ao Brasil. Agora estamos indo para a Amazônia", disse.

Após deixar a Capital cearense, o navio segue para Belém, de onde sobe pelo rio Amazonas até Manaus. Em seguida, parte para o Caribe e, de lá, para os Estados Unidos.

Dragagem

Como vem ocorrendo com outros navios de cruzeiro que chegam a Fortaleza, o Princedam não atracou no berço do novo Terminal de Passageiros, já que o serviço de dragagem ainda não foi realizado no local. A embarcação atracou no berço 104, de onde quatro ônibus faziam o transporte dos visitantes até as instalações do novo terminal, onde eram recepcionados por uma ação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), em parceria com a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), na qual foram distribuídos brindes e materiais com informações turísticas sobre o Estado.

Visitação

Segundo o agente de viagens Diego Grangeiro, da Netur Viagens, a empresa disponibilizou 20 ônibus, com uma equipe de 17 guias, que levou os visitantes para conhecer pontos turísticos da Capital. "Vamos mostrar o Centro, começando pela Catedral, depois o Passeio Público, a Praia de Iracema e a Beira Mar", disse Grangeiro. "A expectativa é de que o movimento cresça até o final dessa temporada".

Táxis

Se em outras temporadas de cruzeiros houve problemas com a oferta de táxis para os visitantes que chegam a Fortaleza, ontem uma grande fila de carros se formou dentro e fora da área portuária. De acordo com Francisco Moura, segundo secretário do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), entre 400 e 500 taxistas se prontificaram para receber os visitantes que chegaram na manhã de ontem.

"Hoje tem táxi a vontade para o turista escolher com tranquilidade e fazer o trajeto que quiser pela cidade", afirmou Moura.

Ele lembrou ainda que, no próximo domingo (26) a Capital cearense receberá o transatlântico Sea Princess, e o setor estará pronto para atender os turistas. "Com certeza os taxistas estarão aqui mais uma vez para prestar sempre um bom serviço", disse.

Transporte

500

Taxistas, aproximadamente, estavam no terminal portuário para receber os visitantes que chegaram à Capital cearense na manhã de ontem (21)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.