MAIOR PARA JULHO DESDE 2000

Fortaleza: fluxo de passageiros internacionais salta 60,4%

Aeroporto da Capital cearense recebeu 42 mil viajantes do exterior no sétimo mês deste ano, segundo a Anac

00:00 · 25.08.2018 por Yohanna Pinheiro - Repórter
dsad
No ano, 180,8 mil passageiros do exterior passaram pelo Aeroporto da Capital ( FOTO: NATINHO RODRIGUES )

Em reflexo à ampliação de voos para o exterior a partir da Capital, a movimentação de passageiros internacionais no Fortaleza Airport bateu recorde e avançou 60,4% no mês de julho. No mês, passaram pela área internacional do terminal cearense 42 mil viajantes, o maior volume para o mês desde o início da série histórica medida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2000 - foram 15,8 mil a mais que em julho de 2017.

Considerando o acumulado de janeiro a julho, já trafegaram pelo Aeroporto de Fortaleza 180,8 mil passageiros a bordo de voos internacionais, um avanço de 34,7% frente o mesmo período do ano passado - um incremento de 46,5 mil viajantes. É também o melhor desempenho registrado no Aeroporto para o período dos sete primeiros meses na série histórica da Anac - o segundo melhor havia sido em 2008, com 133,7 mil passageiros internacionais.

Em comparação aos demais terminais brasileiros, o Fortaleza Airport saltou três colocações no ranking da movimentação aérea internacional, passando da 10ª em janeiro para a 7ª em julho, ultrapassando os fluxos dos aeroportos de Brasília (Distrito Federal), Salvador (Bahia) e Florianópolis (Santa Catarina).

No mês passado, a movimentação de passageiros de voos com origem ou destino no exterior em Fortaleza ficou atrás, no Nordeste, apenas da registrada em Recife (56,5 mil). No País, o fluxo de julho foi maior nos aeroportos de Guarulhos, (1,3 milhão), Galeão (381 mil), Campinas (60 mil), Belo Horizonte (57 mil) e Porto Alegre (53,3 mil). Levando em conta o acumulado do ano, porém, o Fortaleza Airport ainda está na 10ª posição.

Ao todo, considerando os voos internacionais e domésticos, o fluxo de passageiros no terminal cearense avançou 4,5% no mês e 4% no acumulado do ano. Foram 637,8 mil viajantes que passaram pelo Aeroporto em julho, dos quais 595,7 para voos domésticos, e 3,5 milhões entre janeiro e julho deste ano (3,3 milhões de voos nacionais). A movimentação doméstica avançou 2% no mês e 2,8% nos sete primeiros meses do ano.

Inauguração de rotas

O incremento se deu a partir da inauguração do hub da Air France-KLM/Gol no terminal cearense em maio, com a estreia de duas frequências a Paris (França) e duas para Amsterdã (Holanda). No mesmo mês, a Latam iniciou a operação de uma segunda frequência para Miami (Estados Unidos) e, em junho, a Condor também lançou uma segunda frequência para Frankfurt (Alemanha).

Julho concentrou o início de sete frequências semanais a partir de Fortaleza ao exterior: a terceira para Amsterdã, com a KLM; a estreia de dois voos semanais para Orlando (Estados Unidos) e uma terceira frequência para Miami com a Latam; o começo da operação para Rosário (Argentina), com a Gol; e a inauguração de dois voos semanais para a Cidade do Panamá (Panamá) com a Copa Airlines.

Entre as operações já confirmadas até o fim do ano, estreiam a 3ª frequência de Fortaleza a Paris, com a Joon, em 31 de outubro e, no dia 4 de novembro, as novas operações diárias da Gol para Orlando e Miami, ambas nos EUA, a partir da Capital, além de mais três frequências a Buenos Aires e uma a Córdoba, ambas na Argentina. Já foi confirmada ainda uma 4ª frequência para Amsterdã, com a KLM, em abril de 2019.

Prospecção

Entre outros destinos que estão sendo negociados pelo governo do Estado, há a possibilidade de voos a partir de Fortaleza para Londres (Inglaterra), com a low cost Norwegian, a partir de março do próximo ano. O secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, também se reunirá no próximo mês com a Royal Air Maroc, para discutir uma rota para Casablanca (Marrocos).

Arialdo Pinho ainda revelou que está negociando mais uma rota internacional a partir do Aeroporto com outra companhia aérea, sem sinalizar qual. Ele afirma que a empresa pretende lançar o novo voo no próximo mês de setembro (a um destino também não revelado), para começar a operar em fevereiro do próximo ano.

Conforme o Diário do Nordeste informou no dia 25 de junho, o governo também negocia há mais de um ano com a espanhola Air Europa um voo entre Fortaleza e Madri, que envolveria duas frequências semanais. A companhia estuda compor uma joint venture com a Air France-KLM, que possui um hub juntamente com a Gol na Capital, para expandir os negócios das empresas nas Américas.

info

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.