Fortaleza é 3º destino mais procurado em férias de julho

Escrito por Redação ,
Legenda: Pesquisa considera destinos dentro e fora do País em 1,2 mil franqueadas e a Capital cearense desponta como destaque no Nordeste
Foto: FOTO: NAH JEREISSATI

Prestes a inaugurar o hub aéreo do Aeroporto Internacional Pinto Martins, operado pela Air France-KLM/Gol, Fortaleza já desponta como um dos destinos preferidos pelos brasileiros para a próxima temporada de férias, em julho. Ocupa o terceiro lugar na pesquisa divulgada ontem (19) pela CVC, que indica quais são os Destinos de Férias que estão sendo mais procurados pelos consumidores, rumo a localidades dentro e fora do Brasil, em suas 1.200 franqueadas.

Macéio (AL) e Porto Seguro (BA) ocupam a primeira e segunda posições, respectivamente. Porto de Galinhas (PE) e Natal (RN) completam o Top 5, consolidando o Nordeste como a região preferida pelos brasileiros.

O levantamento considera a base de orçamentos solicitados entre janeiro e março, para embarques em julho, que concentra um dos maiores fluxos de viajantes, atrás apenas das férias de fim de ano e janeiro.

A pesquisa mostra que maioria dos viajantes (cerca de 65%) mantém a preferência por destinos de praia dentro do Brasil, em especial os do Nordeste e mostram predileção por meios de hospedagem que ofereçam o sistema "tudo incluído", de alimentação e atrativos.

No exterior, as regiões que tiveram recentemente importantes reduções de preços de tarifas, de hotéis ou bilhetes aéreos, estão ganhando a preferência. Os cinco mais procurados são: Santiago (Chile), Lisboa (Portugal), Orlando (EUA), Cancun (México) e Paris (França). Emerson Belan, diretor geral de vendas da CVC, explica que a lista dos destinos mais procurados reflete o principal questionamento dos consumidores, que costumam buscar indicações de destinos turísticos que "cabem no orçamento familiar".

"Por conta das férias escolares, muitas famílias só podem viajar na alta temporada, por isso, destinos turísticos com relação custo/benefício mais vantajosa, decorrente de promoções específicas no período como hospedagem e aéreo grátis para crianças, influenciam diretamente a decisão do consumidor", observa o executivo.

Ações de fomento

Para secretário de Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros, o bom desempenho da Capital cearense nas pesquisas reflete o resultado de ações públicas e privadas no sentido de tornar a cidade cada vez mais atrativa. "Estamos em uma onda muito positiva, com novos voos sendo implantados e outras novidades. São ações que estão em andamento e reverberam positivamente junto aos visitantes", observa.

Ele também adianta que o trade turístico cearense está atento à possibilidade da implantação de um Stopover da TAP, em Fortaleza, em modelo semelhante ao que é feito hoje em Lisboa e Porto, em Portugal.

"Estamos viabilizando em encontro entre o trade local e uma equipe da TAP que vai explicar aos nossos parceiros como o programa de incentivo funciona", antecipa Régis Medeiros.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.