Fortaleza deve ter mais 3 voos para a Argentina

Companhia solicitou ao governo argentino frequências para a Capital e outras cidades brasileiras

Escrito por Hugo Renan do Nascimento - Repórter ,
Legenda: Norwegian Air Argentina é um dos braços da Norwegian Air Shuttle, uma das maiores companhias de baixo custo da Europa

A companhia Norwegian Air Argentina confirmou o pedido de três voos semanais para Fortaleza partindo de Buenos Aires. Segundo a aérea, as frequências foram solicitadas a Administración Nacional de Aviación Civil (Anac) da Argentina. No entanto, os voos não têm data de início.

Ao todo, a Norwegian solicitou 63 voos semanais para cidades do Brasil com saídas de Buenos Aires, Córdoba e Mendoza. No Nordeste, além de Fortaleza, com três frequências, Salvador (3), Recife (2), Porto Seguro (2), Natal (2) e Maceió (2) estão na lista. Na Região, apenas a capital da Bahia teria rotas para Buenos Aires e Córdoba.

Nas outras regiões do País, São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior parte dos voos. Para as duas cidades a companhia solicitou 36 frequências semanais, com saídas de Buenos Aires, Córdoba e Mendoza. Constam ainda nos planos da companhia as cidades de Belo Horizonte (2), Brasília (3), Curitiba (2), Porto Alegre e Florianópolis, ambas com dois voos semanais.

A notícia dos novos voos para Fortaleza coincide com as ações promovidas pelo setor turístico cearense de promover o Estado na Argentina. O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), Darlan Leite, esteve há poucas semanas no País divulgando os atrativos do Ceará. "Nós estivemos lá exatamente para conseguir mais turistas argentinos para o Estado. Além disso, a gente esteve com dirigentes da Gol há uns seis meses solicitando mais uma frequência para Buenos Aires. Inclusive no nosso voo de volta para Fortaleza, com parada em São Paulo, mais da metade das pessoas que fizeram conexão era proveniente da Argentina". Ele ainda disse que o Estado é muito atrativo para os argentinos. "Tendo mais voos com certeza eles vão lotar os aviões. Isso é muito bom para eles e barato também", explicou.

Entre os atrativos do Ceará, além da Capital, as praias do Litoral Oeste e Leste também são o foco dos turistas, entre elas Jericoacoara e Canoa Quebrada.

Segundo o governador Camilo Santana, com o Aeroporto Regional de Jeri, a região, que já recebia cerca de 600 mil visitantes por ano, poderá aumentar este número em até 7% nos primeiros 12 meses de funcionamento e 20% nos próximos três anos", destacou.

Autorizações

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até o momento não há nenhum processo da Norwegian Air Argentina para operar voos para o Brasil. "Antes de ter os voos regulares aprovados pela Agência, a empresa aérea estrangeira que possui esse interesse precisa realizar diversos passos aqui na Anac, dentre os quais estão: solicitar designação de acordo com o país de origem; solicitar autorização para funcionamento no Brasil; solicitar autorização para operar no Brasil, nos termos do Artigo 205 do Código Brasileiro de Aeronáutica", informou a Anac à reportagem.

Conforme a lei brasileira, a designação a que se refere um dos passos é ato de governo a governo, pela via diplomática. Já os pedidos de autorização são atos da própria empresa designada. Ainda segundo a Agência, após finalização do processo para operar no Brasil, a empresa precisa ter confirmadas suas autorizações pelas Superintendências de Serviços Aéreos e de Segurança Operacional da Anac.

Contratações

A Norwegian Air Argentina já começou a contratar seus primeiros funcionários e terá investimento de US$ 4,3 bilhões em um prazo de oito anos. A companhia de baixo custo pertence a Norwegian Air Shuttle, uma das maiores low-cost da Europa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.