Fluxo em restaurantes e bares deve subir 20%

Para o presidente da Abrasel, a expectativa para a Semana Santa de 2015 é semelhante à do ano passado

Escrito por Redação ,
Legenda: Restaurantes especializados em peixes e frutos do mar esperam lucrar no período, quando religiosos não comem carne vermelha
Foto: Foto: silvana tarelho

Com a chegada dos turistas à capital cearense para o feriado da Semana Santa, os bares e restaurantes da cidade devem registrar um aumento de 10% a 20% no movimento, dependendo da região em que estão situados, é o que espera o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Célio Paiva. O número ficará estável comparado com igual período de 2014. "Geralmente, os cearenses viajam muito, mas, em compensação, Fortaleza também atrai muitos turistas no período", afirma.

Segundo Paiva, com a elevação do dólar, muitas pessoas deixaram de viajar ao exterior, aumentando o turismo nacional. "Eu estava pessimista em relação ao fluxo nos restaurantes em janeiro, mas o número surpreendeu, ficando estável em relação ao do ano passado. Neste mês, acredito que acontecerá a mesma coisa", explica o diretor.

Paiva também é proprietário do restaurante Buoni Amici's, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com a expectativa de maior fluxo, o estabelecimento aumentará em 20% o número de garçons, abrindo todos os dias do feriado.

Expectativa

O gerente do bar Chopp do Bixiga, Ciro Flamarion, aposta em um maior movimento apenas amanhã, sendo em sua maioria de fortalezenses. "A véspera do feriado da sexta-feira deve ter um aumento de 120%, comparado ao mesmo dia de uma semana comum". Já a expectativa para o fim de semana é que se mantenha o movimento normal. "Na verdade, com a Semana Santa, nós ganhamos um sábado a mais na semana", afirma.

Já as vendas do bar Boteco Praia, situado na Beira-Mar, devem crescer 20% durante o feriado, comparando com um fim de semana normal. No domingo de Páscoa (4), será oferecido aos clientes diversas opções de pratos a base de peixes e frutos do mar. No menu, pescada, bacalhau, camarões e lagosta. Outra opção para os consumidores que estiverem no local é o cardápio de temakis. O empreendimento abrirá em seu horário habitual.

Sexta-feira Santa

Uma aposta dos restaurantes especializados em peixes e frutos do mar é a Sexta-feira Santa, comemorada no dia 3 de abril, onde religiosos deixam de comer carne vermelha como uma forma de respeito a crucificação e sacrifício de Jesus Cristo.

O proprietário da rede de restaurantes Coco Bambu e Dom Pastel, Afrânio Barreira, acredita que todas as suas lojas registrarão um aumento de 20% a 30% na data. "A gente tem um cardápio muito grande de peixes e camarões o que atraia as pessoas que estão jejuando", ressalta.

Para Barreira, o aumento de turistas na Capital aliado aos fortalezenses que sairão mais na cidade, por causa da data, justificam a alta dos restaurantes, "é um somatório". Cada loja da rede, que contém mais de 15 estabelecimentos em todo Brasil, estará oferecendo promoções dos pratos oferecidos, aos clientes.

Já o tradicional restaurante Tia Nair prevê uma alta de 200% na Sexta-feira Santa. O restaurante está localizado na Praia de Iracema, local turístico da cidade. "A sexta-feira da Paixão é o único dia que o Tia Nair recebe mais público local do que turistas, porque é tradição nesta data ir comer peixe na Beira-Mar", explica o gerente do empreendimento, Ricardo Melo.

Segundo Melo, a expectativa é a mesma para o restaurante Marquinhos Delicias Cearenses, do mesmo proprietário e localizado na Avenida Beira-Mar, em frente ao Mucuripe. Já o restaurante Mandacaru, situado no hotel Blue Tree Premium oferecerá ao público em geral, um cardápio diferenciado para o feriado.

Todos os restaurantes citados na reportagem abrirão em seu horário habitual durante o feriado da Semana Santa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.