Fluxo de cargas deve quintuplicar

Escrito por Redação ,
Legenda: As obras de ampliação do porto devem ficar prontas no ano que vem, segundo a diretora de Desenvolvimento Comercial da Cearáportos
Foto: FOTO: KID JÚNIOR

Negociada desde antes das obras de ampliação do Porto do Pecém, a transformação do terminal marítimo em um hub portuário - ou centro de concentração de cargas - deve aumentar em cinco vezes a movimentação de contêineres no equipamento, segundo projeta a diretora de Desenvolvimento Comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira.

Segundo ela, o presidente da companhia, Danilo Serpa, esteve recentemente no Panamá, participando de reuniões com investidores, e também tem recebido visitas no porto de empresários interessados em investir no empreendimento. "As obras de expansão vão ficar prontas no ano que vem, e algumas linhas internacionais já estão aqui, como a Hamburg Sud e a CMA CGM, elas vão apenas aumentar o número de navios", esclarece Rebeca.

Com a conclusão das obras no porto e a provável implantação do hub, acrescenta a diretora, o objetivo é receber navios de comprimento superior a 300 metros, que deixem a carga no porto para ser distribuída em navios menores, de rotas diferentes. "Hoje, a maioria das cargas que a gente recebe e distribui é importação e exportação do próprio Estado", complementa.

Hub da TAM

Na tarde de ontem, o secretário de Infraestrutura do Estado, André Facó, participou de uma reunião na sede do Ministério da Defesa, em Brasília, para tratar de pontos relacionados ao hub da TAM e a investimentos do Governo do Estado que contam com a participação do União.

A reportagem procurou o secretário após o horário marcado para a reunião, mas foi informada pela assessoria de comunicação que o gestor só se pronunciaria após conversar com o governador Camilo Santana.

Por sua vez, a Casa Civil do Estado afirmou que também não poderia comentar o assunto ontem.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.