Financiamento de veículos cai 13,8% no CE

No mês passado, foram comercializados 14.075 automóveis no Ceará frente os 16.343 vendidos em maio

Escrito por Redação ,
Legenda: Na comparação com junho de 2013, os financiamentos de veículos novos e usados caíram 8,9%, segundo a Cetip
Foto: FOTO: TUNO VIEIRA

O financiamento de veículos novos e usados no Ceará somou 14.075 unidades em junho deste ano, representando queda de 13,8% em relação ao mês anterior, quando foram financiados 16.343 veículos desse tipo. Na comparação com igual mês do ano passado, a queda foi de 8,9%. Os dados são do levantamento realizado pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), que opera o banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do País, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).

Apesar de cair na comparação com maio, a venda de veículos de passeio no Estado superou o financiamento de veículos de outros modelos, que totalizaram 7.206 unidades comercializadas. No mês de junho, também foram financiados 4.350 motos, 1.971 comerciais leves, 429 caminhões e 109 ônibus.

O Ceará registrou o terceiro maior volume de automóveis de passeio financiados do Nordeste, segundo a Cetip. Ao todo, no primeiro semestre deste ano, 91.817 unidades foram financiadas no Estado.

Demais estados

Na região Nordeste foram realizados 84.001 financiamentos no mês passado, totalizando 557.488 veículos novos e usados comercializados no primeiro semestre. No Brasil, os veículos financiados atingiram 461.828 unidades em junho, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, apresentando também uma queda de 13% frente ao mês anterior. Desse total, 230.121 foram de veículos novos e 231.707 foram de usados.

As concessões de crédito para financiamentos de veículos, em todo o País, somaram R$ 12,6 bilhões em junho, uma queda de 12% sobre o mês anterior, e de 13%, quando comparado com junho de 2013. São levadas em consideração, para este cálculo, operações de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), leasing e autofinanciamento (consórcio).

Queda na venda de novos

No primeiro semestre deste ano, as vendas de carros novos em Fortaleza caíram 3,7%, influenciadas, principalmente, pela Copa do Mundo, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE). De janeiro a junho deste ano, segundo a Federação, foram comercializados 26.708 carros, frente os 27.745 vendidos em igual período do ano passado.

A estimativa da Fenabrave-CE é vender, até o fim do ano, pelo menos 55 mil veículos novos, a partir de feirões e promoções realizados pelas concessionárias. Até o dia 11 de julho, as concessionárias de Fortaleza haviam vendido 1.176 unidades.

Brasileiros trocam de carro a cada 1,7 ano

São Paulo. Uma pesquisa realizada com os cinco principais mercados consumidores de automóveis do mundo mostrou que os motoristas brasileiros são os que trocam de carro com maior frequência.

A informação é de um relatório sobre conectividade nos carros, encomendado pela Telefônica, e que entrevistou motoristas do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

De acordo com a pesquisa, o ciclo de propriedade médio de um veículo de passeio no Basil é de 1,7 ano por carro. No Reino Unido, por exemplo, esse número chega a 3,5 anos. Já nos Estados Unidos, o período para a troca do veículo é de 3,1 anos, enquanto na Alemanha e na Espanha esse tempo é de 2,8 e 2,5 anos, respectivamente.

Outra conclusão da pesquisa "Connected Car Industry Report 2014" é de que mais de um terço dos consumidores de carros esperam não ter mais um veículo próprio até 2034.

Entre os entrevistados, 35% afirmam que estarão utilizando opções alternativas de locomoção daqui a 20 anos, como serviços de compartilhamento de carro, por exemplo. "Isto corresponde a tendências mais amplas, à medida que o aumento da economia de compartilhamento ganha terreno em países desenvolvidos", diz o estudo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.