Filhos influenciam 48,5% das famílias

Escrito por Redação ,

Apesar da crise econômica e do momento de conter gastos, muitos consumidores já organizam as finanças para conseguir garantir o presente de Natal dos filhos. Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que, em 48,1% dos casos, a escolha dos presentes é feita exclusivamente pelos pais. É significativa, no entanto, a influência das crianças no processo decisório visto que eles participam na escolha do presente em 48,5% das famílias: 38,6% dos pais entrevistados disseram que a decisão é feita em conjunto com os filhos e outros 9,9% confessaram que é o filho quem decide sozinho o presente.

Mas é preciso ter cautela na hora de realizar as compras de Natal. Segundo a pesquisa, 4,6% dos consumidores vão deixar de pagar alguma conta para atender ao desejo dos filhos na data, e as despesas básicas serão as mais afetadas, como água, luz e telefone (2,3%). Se o presente não agradar, metade dos pais se compromete a cumprir a vontade do filho em outra ocasião.

Em 1,3% dos casos, quando não ganham o que querem as crianças reagem chorando, fazendo birra e até chantageando os pais. Para minimizar a frustração, os especialistas do SPC Brasil recomendam que os filhos façam uma lista de presentes, dando aos pais a liberdade de escolher uma das opções sugeridas.

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