Fiec ajudará a elaborar pacote de concessões

No dia 11 de agosto, o Governo do Estado assinará um acordo de cooperação técnica com a entidade de classe

Escrito por Redação ,
Legenda: O tema foi tratado em evento realizado ontem, na Fiec, com Ricardo Cavalcante, André Facó, Hugo Figueiredo, Beto Studart, Nicole Barbosa e Marcelo Quinderé

O setor privado do Ceará está participando da definição dos empreendimentos que farão parte do pacote de concessões do Executivo estadual. O primeiro passo dessa parceria foi dado ontem, na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). E no próximo dia 11 de agosto, o Governo do Estado do Ceará irá assinar um acordo de cooperação técnica com a entidade que representa o setor industrial.

A primeira reunião entre a Fiec e o Governo contou com a participação do presidente da instituição, Beto Studart; do diretor administrativo da entidade, Ricardo Cavalcante; da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Nicolle Barbosa; do secretario Estadual de Infraestrutura (Seinfra), André Facó; do titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Hugo Figueiredo; e do presidente da Câmara Temática de Logística da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Marcelo Quinderé.

Dentre os equipamentos que estão na lista preliminar do Governo do Estado para serem concedidos à iniciativa privada próximos quatro anos, Nicolle Barbosa cita o Acquario Ceará, o Arco Rodoviário Metropolitano, a duplicação e restauração da CE-155, o Bondinho de Ubajara e os aeroportos regionais de Aracati e Jericoacoara.

"Em paralelo, nós estamos fazendo um planejamento com mais detalhes, com mais profundidade, para apontar quais são os equipamentos para os próximos 20, 25 anos", destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Consultoria

Segundo ela, a Fiec irá contratar uma consultoria para avaliar quais projetos são interessantes à iniciativa privada. A entidade também poderá propor mais equipamentos à lista de concessões ao setor privado.

Segundo a secretaria, também será contratada uma consultoria econômica financeira para validar cada um dos projetos dos equipamentos que estarão na relação final de concessões. Após esse processo, será feito um "road show", ou seja, apresentação das propostas para atrair investidores, que irá anteceder o leilão. Segundo previsão da secretária, essa apresentação deve ser feita em novembro deste ano. "Quem vai mostrar esse 'road show', inclusive ao mercado internacional é próprio Governador do Estado", afirma.

A titular da SDE ressalta que todo o processo será acompanhado pela Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE). "Tudo vai ser feito para que os interesses do Estado estejam acima de qualquer interesse", defende. O diretor administrativo da Fiec, Ricardo Cavalcante, disse que a entidade se mostrou bastante satisfeita com a disposição do governo em dialogar e afirmou que a lista deverá aliar os interesses do setor público com o privado.

"Nós estamos em um momento de primeiro ouvir o governo. Depois vamos ouvir os empresários e ver o que pode ser feito no menor espaço de tempo possível", disse.

A Fiec está convocando outras entidades para participar das discussões, incluindo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) a Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará (FCDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CLD) de Fortaleza.

Murilo Viana
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.