Férias é tempo de diversão, sem abrir mão da economia

Escrito por Redação ,

Não dá para escapar de despesas adicionais, além das rotineiras, para aproveitar minimamente o período de férias. Seja com atividades para entreter a criançada, com viagens, passeios, seja brincando em casa. Mas, desta vez, os gastos das férias merecem controle maior. O cuidado com o orçamento exige mais atenção porque, além da inflação que vem andando em ritmo mais veloz de alta, a temporada de férias estimula no comércio aumento de pressão sobre os preços. Especialmente em cidades turísticas, tudo fica mais caro, o que pode comprometer a reserva financeira feita para esse fim.

É possível manter as despesas sob controle, sem abrir mão do que foi programado, com a redução do período do passeio, de compras com lembrancinhas e presentes e outros itens. Essa possibilidade de enxugamento de despesas deve ser passada previamente para as crianças. Não recorra a dívidas para cobrir as contas com viagens, a situação econômica está e vai continuar difícil por uns bons meses ou até anos. Estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que os gastos extras no período de férias podem consumir 12% da renda da família. A tendência de aumento de despesas existe mesmo que as crianças permaneçam em casa, pelo maior consumo de alimentos.

Nesse caso, convém pensar e definir se haverá um cardápio diferenciado, com bolos, doces e outras guloseimas para os lanches e em que quantidade, porque também é comum a visita de amiguinhos. Outra opção é combinar com os pais dos coleguinhas que o encontro ocorra a cada dia na casa de um deles para que ninguém fique sobrecarregado. Para evitar que os filhos fiquem grudados em joguinhos eletrônicos o dia todo uma dica é pensar em passeios pela cidade. O ideal é escolher opções gratuitas, visita a parques, praças, exposições ou atividades lúdicas de entidades culturais.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.