Fauna e flora com resgate concluído

Escrito por Redação ,
Legenda: O Carcará é um dos 5.254 animais resgatados durante o processo de supressão vegetal na área de construção da Companhia Siderúrgica do Pecém

Com 62% das obras civis concluídas e com previsão de conclusão em setembro de 2015, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)conclui mais uma etapa do cronograma de atividades exigidos pelos órgãos de controle ambiental. Em solenidade realizada na última quarta-feira, a CSP apresentou um balanço das operações de resgate da fauna e da flora e da recuperação de 206 hectares da Estação Ecológica do Pecém, de 191 hectares da área interna do site e mais 15 hectares da Lagoa do Bolso, totalizando 412 hectares.

Em três anos de atividades de proteção à biodiversidade, o balanço final aponta a identificação de 89 espécies da fauna e 90 da flora, o plantio de 320.969 mudas de espécies nativas, a coleta de 640.199 sementes de 43 espécies distinta e o resgate de 5.254 animais, durante o processo de supressão vegetal na área onde está sendo construída a usina siderúrgica.

Segundo o relatório apresentado pela CSP, o resgate dos animais foi feito por um biólogo da equipe de especialistas que esteve à frente dos trabalhos e a captura realizada a partir das características e hábitos de cada espécie. Após a captura, os animais foram examinados para detectar ferimentos e doenças e, em seguida, soltos na Estação Ecológica do Pecém, onde foram monitorados por um ano.

Espécies

Durante os trabalhos, técnicos da CSP e da Verde Vida Engenharia Ambiental ministraram treinamentos sobre educação ambiental para 1.056 estudantes de 103 turmas de universidades e escolas da região. Na relação dos animais resgatados estão leopardo, jibóia, lacraias, escorpiões, jacu, rolinha, raposa, tejuaçu, iguanas e caçacos e carcarás. Quando em funcionamento, a CSP trará aumento de 48% no PIB industrial no Estado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.