Famílias 'apertam o cinto' no consumo; serviços sentem

Escrito por Redação ,

Rio. Um dos propulsores da economia nos últimos anos, o consumo das famílias teve queda de 2,1% no segundo trimestre deste ano, frente aos três meses anteriores, afetado pela menor renda, inflação elevada e oferta de crédito mais restrito.

> País está em recessão; economia se retrai 1,9%

Foi a segunda queda consecutiva do consumo das famílias, o que não acontecia desde o terceiro e quatro trimestres de 2002, quando recuaram 1% e 0,5%, respectivamente, na comparação aos trimestres imediatamente anteriores.

Na série histórica iniciada em 1996, o desempenho apresentado no último trimestre só não é pior que o do quatro trimestre de 1997. O consumo das família responde por 62,5% do PIB pelo lado da demanda. Nesta terça, o IBGE divulgou que o PIB teve queda de 1,9% no segundo trimestre deste ano.

Desemprego

Segundo Fabio Bentes, economista da CNC (Confederação Nacional do Comércio), as famílias consomem menos influenciadas pelo aumento de desemprego, queda da renda, alta da inflação, aumento da taxa de juros e oferta mais restrita de crédito.

"Uma retomada será difícil porque os dados do mercado de trabalho estão piorando. O comércio que gerava 300 mil empregos formais no passado gerou apenas 15 mil em julho deste ano. E vai ficar negativo", disse o economista da Confederação Nacional do Comércio.

Com a queda do consumo das famílias, a crise, antes mais concentrada na construção civil e na indústria de transformação, afetou o setor de serviços. A demanda do setor teve queda de 0,7% na comparação aos três meses anteriores. Frente ao segundo trimestre de 2014, a queda foi de 1,4%, a maior da série história do IBGE, iniciada em 1996 .

Comércio

Por dentro dos dados do setor, o desempenho ruim veio do comércio (atacadista e varejista), com uma baixa de 7,2% na comparação ao mesmo período do ano passado.

Na comparação com igual período do dano passado, os números também foram ruins em transporte, armazenamento e correio (-6%), outros serviços (-1,9%). Dentro deste último setor está alimentação fora de casa, afetado pela inflação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.