Expolog lançada em Lisboa busca captar expositores

Escrito por Redação ,
Legenda: Em 2016, a Expolog reuniu 4.500 participantes e 100 expositores em 5 mil metros quadrados, no Centro de Eventos do Ceará
Foto: Foto: Kid Jr

Uma comitiva de empresários, investidores e executivos cearense vai neste fim de semana a Lisboa para lançar nesta segunda-feira (20) a edição deste ano da Feira Nacional de Logística e do XII Seminário Internacional de Logística - Expolog na capital portuguesa. A ideia é atrair mais investimentos para o Ceará e expositores para o evento que acontece em Fortaleza, dias 22 e 23 de novembro deste ano, no Centro de Eventos. "Trazer entre 15 e 20 expositores é o nosso objetivo", destaca o presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Armando Abreu.

"Se nós conseguirmos atrair os principais portos portugueses - estamos falando de uma dezena - e se nós conseguirmos trazer mais cinco ou dez investidores, seria muito bom", diz Abreu, que integra a comitiva que irá à capital portuguesa.

Armando Abreu destaca que os investimentos em terras cearenses podem ser na área portuária ou em qualquer outro segmento, com o objetivo de facilitar as relações comerciais entre o Ceará e Portugal. "Podem ser criadas rotas comerciais diretas entre o Pecém e os portos portugueses. Normalmente, essas exportações têm de passar por outros portos europeus, o que envolve mais tempo e maiores custos", explica.

Embora ainda seja cedo para fazer previsões precisas sobre a Expolog deste ano, Abreu prevê um "aumento substancial" em relação à última edição, impulsionada pela divulgação internacional do evento. Em 2016, a feira reuniu 4.500 participantes e 100 expositores em 5 mil metros quadrados no Centro de Eventos do Ceará.

Enid Câmara, diretora da Prática Evento, empresa responsável pela organização da Expolog, está otimista quanto aos resultados da missão. "A Expolog se consolidou como o principal evento do setor no Norte/Nordeste. Esse é o primeiro passo para a internacionalização da feira. Vamos nos reunir com representantes de vários portos de língua portuguesa e mostrar a eles os motivos para se investir no Estado, considerando os nossos projetos no Pecém, ZPE (Zona de Processamento de Exportação do Ceará), CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém), dentre outros", destaca.

Acordo

Além do setor de logística, a missão cearense estará com representantes do Governo do Estado e de setores importantes para a economia, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).

Na ocasião, também será oficializado um acordo entre a Câmara Brasil-Portugal no Ceará e o Nersant Business, um dos maiores encontros internacionais de negócios em Portugal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.