Estudo identifica negócios em potencial

Escrito por Redação ,

Os participantes da quinta edição do Programa Apóstolos da Inovação, apresentaram, ontem, o diagnóstico de oportunidades de negócios que devem aumentar a competitividade da indústria cearense. O projeto é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e tem foco, este ano, nos setores da construção civil, eletrometal-mecânico e químico.

Para o presidente da Fiec, Roberto Macêdo, o programa valoriza a capacidade empreendedora de jovens cearenses que acabam migrando para outros estados. "Muitos, por exemplo, passam no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e ficam por São Paulo, atuando no setor financeiro, e não voltam mais. O objetivo principal do programa é incentivar esses jovens a voltarem ao Ceará, que necessita de profissionais bem preparados que ajudem empresários, indústrias e governo a inovar sempre", afirma Macêdo.

Segundo o grupo que ficou responsável pela construção civil, as principais oportunidades para o segmento do Estado envolvem criar modulares em papelão, utilizar a fibra do coco nas construções, investir em impressões 3D para fazer as maquetes dos prédios, entre outros. Já a equipe ligada ao setor eletro-metalmecânico identificou necessidades como fábricas de laminação de alumínio, de metais sanitários com interior plástico e empresas de prestação de serviços de manutenção em escala industrial.

No setor químico, as oportunidades apontadas envolvem produção de álcool neutro a partir do bagaço do caju, investimento em bioplástico ( produzido a partir de resíduos agropecuários) e criação de um protetor solar à base de cera de carnaúba.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.