Estrangeiros na Capital já superam a previsão

Durante o Mundial de futebol, o Ceará deve receber cinco vezes mais turistas que na Copa das Confederações

Escrito por Redação ,
Legenda: A maior parte dos turistas estrangeiros que visitam a Capital cearense durante o período do evento esportivo é oriunda dos Estados Unidos, Alemanha e México
Foto: Foto: helosa araújo

Ainda restam 18 dias para o fim da Copa do Mundo no Brasil, mas o número de turistas estrangeiros que visitaram Fortaleza, apenas nas primeiras duas semanas do Mundial, já supera a quantidade total prevista para todo o período do torneio pelo Ministério do Turismo (MTur). Com quatro jogos já realizados na Arena Castelão até o momento, pelo menos 94,5 mil torcedores oriundos de outros países já desembarcaram na Capital cearense, 29,5 mil a mais que o número inicial estimado pelo MTur (65 mil).

O resultado positivo faz parte do balanço divulgado, ontem, pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado.

De acordo com o levantamento, 237 mil torcedores, entre estrangeiros, cearenses e de outros estados, assistiram aos quatro jogos realizados na Arena Castelão, o que dá uma média de 59 mil por partida.

Deste total, 167 mil são turistas, sendo pelo menos 94,5 mil de fora do país e 72,5 mil brasileiros de outros estados. Toda essa movimentação de turistas, conforme o levantamento, injetou aproximadamente R$ 500 milhões na economia local.

O titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Bismarck Maia, acredita que o número de estrangeiros deverá chegar aos 140 mil estimados inicialmente pela Setur.

"Só temos mais dois jogos aqui (Fortaleza), mas o evento está tomando forma e evoluindo cada vez mais. Nossa expectativa sempre foi de um grande evento para todos e isso está acontecendo", afirmou Maia.

Torcedores estrangeiros

O balanço revela também que a maior parte dos estrangeiros que visitam Fortaleza, neste período, é oriunda dos Estados Unidos. Em seguida, aparecerem torcedores da Alemanha (14,5 mil) e México (14 mil). Dentre os turistas brasileiros, são os torcedores de São Paulo que mais visitaram a Capital cearense durante os jogos na Arena Castelão. Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte aparecem em seguida, como segundo e terceiro estado brasileiro que mais enviaram torcedores a Fortaleza durante as duas primeiras semanas do torneio esportivo.

Expectativa

Conforme o levantamento, até o fim do Mundial, Fortaleza deverá receber até 258 mil torcedores, uma quantidade de visitantes cinco vezes maior que na Copa das Confederações, em 2013. Somente na partida entre Holanda e México, no próximo domingo, são esperados 44 mil turistas estrangeiros e de outros estados. Já para as quartas de final, jogo que poderá ter a Seleção Brasileira, 79% do público deve ser de turistas. Desses visitantes, 46% são brasileiros de outros estados e 33% são estrangeiros.

Aeroporto

O secretário especial da Copa, Ferrúcio Feitosa, revelou ainda que para a partida da seleção brasileira contra o México, no último dia 17 de junho, 322 aeronaves chegaram ao Aeroporto Pinto Martins, transportando 29 mil pessoas. "Em dias normais, há um movimento de 140 aeronaves. Mais do que dobramos esse número, sem registrarmos atrasos, nem cancelamentos".

Raíssa Hilgenberg
Repórter

g

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.