Estado vai exportar eletrônicos neste ano

Fábrica de itens tecnológicos da Schneider Electric, no Eusébio, é destaque nacional no setor

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com o vice-presidente de IT Division (ITD) da Schneider Electric, Luciano Santos, a qualidade dos produtos fabricados no Ceará chamou a atenção

O Ceará deverá, em 2018, exportar para países da América do Sul equipamentos eletrônicos fabricados no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os itens são voltados ao setor de Tecnologia da Informação (TI), como nobreaks, módulos isoladores, estabilizadores e condicionadores, e têm como destino a infraestrutura e também o consumidor final. Eles são produzidos pela multinacional Schneider Electric. A empresa, inclusive, prevê investir cerca de 5% do faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na fábrica cearense, que possui mão de obra intelectual 100% local.

De acordo com o vice-presidente de IT Division (ITD) da Schneider Electric, Luciano Santos, a qualidade dos produtos fabricados no Ceará chamou a atenção da empresa, que está presente em diversos países, e atua no Brasil há 70 anos. A fábrica do Eusébio, inclusive, responde por quase metade de toda a demanda nacional atendida pela Schneider.

"Temos duas fábricas no Brasil. Essa do Eusébio e outra em Porto Alegre. A daqui (no Ceará) tem uma área de 10 mil metros quadrados e fornece para mais ou menos 45% do faturamento da nossa divisão. O que é fabricado aqui é vendido no Nordeste e no Brasil inteiro e temos planos de exportar uma parte da produção que a gente tem aqui. Atingimos níveis de qualidade e especialização que nos permitem mirar outros mercados na América do Sul", avaliou Santos.

Avanço

Conforme ele, a ideia é não perder tempo e tentar dar início à operação de atacar os países do continente já no próximo ano. "O plano não é muito de longo prazo, mas dentro do ano de 2018 já termos alguma coisa. Temos planos rodando, de acordo com as ofertas que temos na região da América do Sul, mas (a exportação) é uma possibilidade real", ressaltou.

Com uma equipe própria que pesquisa e desenvolve os produtos dentro da fábrica, a locação no Eusébio é destaque para a empresa a nível mundial por ser uma das poucas que conta com o P&D. Mais ainda: o grupo de pesquisadores é formado por pessoas nativas do Estado, através de parceria firmada entre a empresa e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

A Schneider soma um faturamento mundial anual beirando os 26 bilhões de euros, conforme Santos. Ainda de acordo com ele, aproximadamente 5% do faturado na fábrica cearense, cujo valor não foi mencionado, deverá retornar para ela própria em forma de investimento na Pesquisa e Desenvolvimento .

A Schneider oferece soluções em quatro grandes mercados: indústria de Tecnologia da Informação; buildings, como shoppings, lojas e residências; indústria em geral; e utilities.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.