Estado deve receber 60 mil turistas; injeção de R$ 150 mi

Escrito por Redação ,
Legenda: Do total de turistas que visitarão o Estado na Semana Santa, mais da metade deverá ficar na Capital cearense
Foto: FOTO: CID BARBOSA

A Semana Santa é costumeiramente aproveitada pelos brasileiros para viajar e um dos destinos mais procurados tem sido o Ceará. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado (Abih-CE) estima que 60 mil turistas devem visitar o Ceará, injetando cerca de R$150 milhões na economia local.

> Hospedagem no CE varia até 111% na Semana Santa 

Segundo Eliseu Barros, presidente da Abih-CE, a taxa de ocupação da rede hoteleira deve girar em torno de 55%. "Até agora a média circula nesses 55%, que é o mesmo patamar do ano passado. Até quarta-feira, devemos receber algumas reservas ainda, mas nada expressivo, coisa de 1% ou 2%", afirma. De acordo com ele, as principais origens dos turistas são Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e estados das regiões Norte e Nordeste. Eliseu admite que o setor estava com uma expectativa melhor para a data. "Acreditávamos que fosse melhor. Mas os gastos do fim de ano e Carnaval ainda estão pesando no bolso das pessoas. Além disso, o período momino e a Semana Santa são muito próximos. As pessoas escolhem um dos dois feriados para viajar".

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, destaca a importância da Capital para a atividade turística do Estado. "Fortaleza é o portão de entrada de todos os outros destinos do Ceará e além disso é um destino procurado o ano inteiro, de modo que os feriados estendidos impulsionam a economia de forma significativa em poucos dias", ressalta. Ele diz que dos 60 mil turistas, mais da metade deve permanecer em Fortaleza.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.