Esmaltec comemora 45 anos - Negócios - Diário do Nordeste

PRESENÇA AO REDOR DO MUNDO

Esmaltec comemora 45 anos

13.06.2008

As adversidades da política cambial impediram a Esmaltec de ter uma agressividade maior nas exportações

Além de deter a liderança no mercado nacional de fogões, a Esmaltec Eletrodomésticos tem expandido suas fronteiras. Hoje, seus produtos estão presentes em mais de 50 países, com destaque para Venezuela, Rússia e várias regiões do continente africano.

A empresa fechou 2007 com crescimento nas exportações, em relação ao ano anterior, entretanto os planos de expansão foram reduzidos devido à variação cambial desfavorável.

Ao contrário de outras indústrias que, nos últimos anos, vêm estagnando ou reduzindo suas vendas ao mercado externo, a Esmaltec preferiu se adaptar à nova situação cambial. A empresa concentrou suas exportações exclusivamente na linha de fogões, mantendo a política de prestigiar os clientes cativos.

´Nós fizemos essa opção devido à longa história que temos nesta área´, destaca a superintendente Industrial do Grupo Edson Queiroz, Annette de Castro com a preocupação de não desprestigiar distribuidores internacionais cativos e de longas datas.

Para 2008, a expectativa é de manter as expansões no nível de 20% da produção de fogões, mesmo com a política cambial não se mostrando favorável a aumentos expressivos nas vendas para o mercado externo. Os vôos poderiam ser ainda mais altos, caso o cenário fosse outro.

´Planos mais ousados e de longo prazo ficaram prejudicados pela conjuntura, de modo que a Esmaltec não pode trabalhar com uma política externa mais agressiva´, explica.

Outra forma de se destacar em um mercado tão disputado e fazer frente aos principais concorrentes no mercado internacional - os produtos oriundos da China e Turquia - é apostar em design, tecnologia, produtividade e qualidade. Nos últimos anos, os investimentos somam mais de US$ 60 milhões com a fábrica nova.

A Esmaltec dispõe de um sistema avançado de WMS para armazenagem de produtos.

´O reconhecimento do varejo e do público é evidenciado por meio do considerável crescimento da empresa e da marca, com incrementos substanciais na receita líquida da empresa entre os anos de 2004 a 2007 superiores ao PIB [Produto Interno Bruto]´, frisa Annette de Castro.

O evento que além de promover o lançamento de novos produtos também dará início às comemorações dos 45 anos da Esmaltec Eletrodomésticos em 2008, acontecerá nesta sexta-feira para convidados, no La Maison Dunas e contará com a presença de dona Yolanda Queiroz, presidente do Grupo Edson Queiroz.

MOTIVAÇÃO
Gestão moderna prioriza colaboradores

Atualmente, a Esmaltec Eletrodomésticos tem uma produção mensal em torno de 300 mil itens. Porém, mais importante do que isso, destaca Annette de Castro, são os quase 3.000 colaboradores que emprega. Para que a empresa mantenha este ritmo frenético de crescimento, é preciso mais do que atributos técnicos ou recursos materiais. O sentimento de conquista, a energia, a garra aliados ao empenho e comprometimento de seus colaboradores é que caracteriza o diferencial da Esmaltec no mercado. ´Para competir com as multinacionais, mais importante do que investir em máquinas, em produtos e em processos confiáveis, é valorizar nossos profissionais, motivando-os e estimulando a confiança deles em si mesmos´, conta. Um moderno sistema de gestão participativa e pesquisas anuais que avaliam as necessidades de desenvolvimento dos funcionários fazem com que a Esmaltec direcione seus investimentos para as mais variadas áreas com foco no aperfeiçoamento do quadro de colaboradores. Programas como o de Desenvolvimento de Líderes e de Gerenciamento de Rotina qualificam o profissional de forma que ele esteja apto a exercer novas atividades dentro da empresa. O funcionário se sente motivado ao perceber que a empresa cria novas oportunidades e oferece todos os recursos para aqueles que querem se destacar. Ou seja, mais uma vez o elemento humano é valorizado e tratado como imprescindível dentro da organização. Os funcionários, suas atitudes, a vontade de vencer, de conquistar a liderança faz deles o grande ´trunfo´ da Esmaltec. Eles são ´a alma´ da empresa. Annette de Castro lembra que muitos colaboradores usam suas competências profissionais para ajudar a comunidade. A empresa incentiva e faz sua parte. O trabalho começa dentro de casa com ações voltados para o bem-estar dos funcionários e de suas famílias. Trabalhos de assistência social, como planejamento familiar e orçamentário, inclusão de jovens e deficientes são constantes na agenda da empresa. Trabalhos de voluntariado realizados entre os próprios funcionários estendendo-se à comunidade mostram a atitude de uma empresa que age de forma responsável, se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores e do contexto socioeconômico e cultural em que está inserida. Cândido de Souza é o líder do grupo de voluntários da Esmaltec. Ele explica que se trata de um time de 16 pessoas que trabalham em prol de pessoas da própria empresa e também da sociedade.

O QUE ELES PENSAM
Funcionários fazem a história da empresa

Ingressei na Esmaltec em 1986, aos 24 anos, como estagiário do departamento de Exportações. Quando me formei, fui contratado e, gradativamente, fui crescendo na empresa. Minhas perspectivas foram confirmadas com a gratificação profissional. Tenho certeza de que a empresa crescerá mais, com sua gestão moderna, que traz resultados.

Francisco Diógenes
Engenheiro mecânico

Sou, provavelmente, um dos funcionários mais antigos da Esmaltec, tanto que todo mundo me chama pelo apelido, Paraíba, pois sou de lá. Fui contratado há 20 anos, mas passei dois prestando serviço. Desde que vim de São Paulo, só trabalhei na Esmaltec. Fico feliz de cuidar do grande jardim, me sinto fazendo algo ao mesmo tempo bonito e útil.

Manuel Claudino Sobrinho
Jardineiro

A Esmaltec foi uma verdadeira ´faculdade´ para mim. Entrei aqui muito jovem, em 1982. Já são 26 anos de muito aprendizado. Comecei como auxiliar de produção e fui agregando outras áreas. Hoje, sou supervisor de produção na área de refrigeração. É uma satisfação saber que tenho minha parte de contribuição na melhoria dos produtos e processos.

Pascoal Onázio
ngenheiro de produção



Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999