EPE: setor energético está pronto para crescer

Escrito por Redação ,

Rio. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso, disse, ontem, que o setor energético está preparado para a retomada do crescimento econômico. Segundo ele, a retração da economia nos últimos anos, com queda na atividade, permitiu uma sobra de energia que dará um certo conforto energético nos próximos dois ou três anos.

"É claro que não existe risco zero, todo sistema é planejado e tem em seu critério garantir a confiabilidade do abastecimento ao menor custo possível", disse Barroso, acrescentando que a EPE ainda está analisando o tamanho desta "folga energética" e que o setor fará uma "faxina" para levantar a situação dos projetos energéticos em andamento e delinear a real situação do ponto de vista do abastecimento.

Nordeste

Na região Nordeste, que enfrenta a falta de chuva e está com os reservatórios abaixo do volume considerado ideal e seguro, o presidente da EPE admitiu que as condições na região são críticas, mas disse que a situação está sobre controle e que o Operador Nacional do Sistema (ONS) está atento ao problema.

"O planejamento está sendo feito (na Região) pelo ONS e medidas operativas estão sendo tomadas para a maximização da confiabilidade do suprimento. Risco sempre há, mas o ONS está trabalhando para minimizar estes riscos", disse. "Para 2017 nós só vamos ter uma real análise da confiabilidade de suprimento (na região Nordeste) ao final do período chuvoso que está se aproximando", completou Luiz Augusto Barroso.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.