Energia: fornecimento garantido no feriado

O governo definiu ações de segurança do atendimento em caso de problemas com energia durante o Carnaval

Escrito por Redação ,
Legenda: Com a queda no consumo de energia, o nível dos reservatórios pode melhorar durante o Carnaval
Foto: FOTO: CID BARBOSA

Brasília. O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse ontem (12) que o governo não tem nenhuma preocupação com o fornecimento de energia durante as festas de Carnaval e que o sistema está "dentro do padrão de outros grandes eventos". Não há, portanto, nenhuma recomendação adicional.

Após reunião com representantes das distribuidoras de energia e membros do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Braga disse que haverá plantões nas empresas e nesses órgãos para que eventuais intercorrências climáticas, como raios, possam ser resolvidas com rapidez.

Chuvas

"Há uma expectativa de chuva para o feriado, o que é bom. Se chover em dia de baixa carga, a gente poupa água dos reservatórios, que estão se recuperando em áreas estratégicas", afirmou. "Até o fim de fevereiro, a expectativa é que a chuva fique na média histórica para o mês", completou o ministro.

Reservatórios beneficiados

Braga afirmou que não há preocupações com o atendimento no horário de pico (das 14h às 18h) e que é possível ter uma redução do consumo durante o período de festas. Caso se confirme a expectativa de queda da demanda por energia durante o Carnaval, é possível que as festas acabem colaborando para a recuperação de alguns reservatórios, avalia o ministro, reforçando a previsão de chuva para o período.

De acordo com Braga, apesar de alguns reservatórios ainda não terem se beneficiado das chuvas, a expectativa é de melhora da situação ao longo do mês. "Já há, pelo menos em fevereiro, uma melhora bastante razoável. Até o final do mês, a expectativa é que chova na média histórica, o que, diante do que aconteceu em novembro, dezembro e janeiro. Já é uma melhoria", enfatizou o ministro.

Operação especial

Na reunião de ontem, foram definidas ações de segurança do atendimento em eventuais problemas de falta de energia elétrica durante o Carnaval. Está prevista a mobilização de equipes de plantão e monitoramento das condições atmosféricas para identificar locais com maior probabilidade de vendavais, chuvas fortes ou incidência de descargas atmosféricas.

A operação especial de Carnaval do setor elétrico começa nesta sexta-feira às 18 horas irá até as 6 horas da quarta-feira, dia 18. As ações serão semelhantes às já adotadas em outros eventos, como as eleições, o réveillon e a Copa do Mundo. "O carnaval é uma grande festa, mas todas as outras atividades do País praticamente param em função dele. Portanto, não temos um aumento de carga. O que pode acontecer é algum incidente. Precisamos estar prontos", disse Braga.

Racionamento pode reduzir PIB

São Paulo. A seca prolongada no Brasil torna cada vez mais provável alguma medida de racionamento de energia, que pode tirar de 0,5 a 1,0 ponto porcentual do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, segundo a consultoria britânica Capital Economics. Mesmo assim, a empresa diz que vai esperar para rever sua estimativa para o desempenho do PIB este ano, ainda em alta de 0,5%, bem acima do mostrado pela pesquisa Focus, na qual as perspectivas para o avanço do PIB recuaram para zero.

"É desnecessário dizer que vamos monitorar atentamente os níveis dos reservatórios nas próximas semanas. Se e quando os detalhes de um programa de racionamento de energia forem anunciados, nós vamos revisar nossas previsões", diz o relatório, assinado pelo economista-chefe para mercados emergentes, Neil Shearing. Ele diz que estudos mostram que o apagão de 2001 teve um impacto de 0,5 a 1,0 pp no PIB e que há uma forte correlação entre o consumo de energia e o crescimento da economia.

O relatório da consultoria reforça, contudo, diz que qualquer tentativa de mensurar o impacto de um racionamento no PIB é difícil, já que não se sabe o tamanho, prazo e abrangência da restrição na oferta.

Consumo já encolheu 6,1% em fevereiro

São Paulo. O fraco ritmo da economia brasileira e a expressiva elevação no preço da energia desde o ano passado já começam a se refletir nos indicadores do setor elétrico. Dados preliminares divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontam queda de 6,1% no consumo de energia nos dez primeiros dias de fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. A geração encolheu 6,2% na mesma base comparativa.

A redução das temperaturas contribuiu para diminuir o consumo, que atingiu 61.147 MW médios no início do mês. O levantamento semanal, contudo, mostra também uma importante redução da demanda por energia no mercado livre, segmento no qual se encontram grandes consumidores, como as indústrias.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.