Energia: Ceará tem 3 projetos em leilão
Fortaleza/São Paulo. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 64 projetos para o primeiro Leilão de Energia de Reserva 2016, dos 133 cadastrados anteriormente, sendo 47 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e 17 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). Dentre eles, três devem ser desenvolvidos no Ceará, caso sejam contemplados quando acontecer o leilão. Esta é a primeira vez que a energia das CGHs será comercializada em leilões do governo.
>CE detém 2ª tarifa residencial média mais cara do Nordeste
>Norma para conta de luz com preço flexível é publicada
Dos três aprovados, um diz respeito a uma planta de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), que deve pela oferta de 9 Megawatts. Os outros dois projetos localizados no Ceará são Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), e serão responsáveis pela oferta de 4 MW, de acordo com as informações divulgadas ontem pela ANP.
"Nesse Leilão não poderão ser habilitados, empreendimentos que já tenham comercializado energia em Leilões de Energia Nova, Fontes Alternativas ou Reserva. Também não há previsão para o cálculo de capacidade de escoamento de energia do sistema de transmissão", informa a Agência por nota.
Oferta total
Ao todo foi habilitada uma oferta de 641 Megawatts (MW), mas o total de energia disponível no leilão dependerá ainda do depósito das Garantias de Participação que será feito na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) até 13 de setembro.
O leilão está previsto para ocorrer no dia 23 de setembro. A energia comercializada terá início de suprimento em 1º de março de 2020 pelo prazo de 30 anos. O preço-teto estabelecido par ao leilão foi de R$ 248,00/Mwh, informou a EPE.
De acordo com o informe técnico divulgado pela Empresa na tarde de ontem, o preço-teto do leilão foi escolhido a partir de "uma modelagem econômico-financeira buscando refletir as condições atuais de mercado, tendo como referência parâmetros técnicos e econômicos típicos, a fonte energética, os empreendimentos proponentes e as condições de contratação do leilão em referência".